O prefeito Gilvânio Santos (Vânio), está correspondendo às expectativas da população de Rio do Pires, trabalhando em tempo integral, com muita energia e desejo de ver seus projetos realizados. Vânio iniciou com força total e pouco tempo depois de sua posse, já coleciona diversas obras e ações importantes. Tendo a saúde como uma das suas prioridades, o prefeito se dedica para levar o atendimento para perto do cidadão. Seja na sede ou área rural, uma das atitudes iniciais foi a entrega de novos equipamentos para funcionamento da nova UBS de Curralinho, realizada pelo Secretário Genas e equipe, unidade que dentro em breve será inaugurada para a felicidade da comunidade daquela região serrana.
 
 
Demonstrando muito carinho para com o Hospital do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio do Pires, o prefeito adquiriu e colocou à disposição daquela unidade, um carrinho de emergência completo, composto por DESFIBRILADOR, OXIMETRO DE PULSO E MONITORAMENTO CARDÍACO. Esse aparelho emite uma corrente elétrica e é capaz de reverter uma parada cardíaca. Demonstrando assim toda a preocupação da prefeitura com a saúde do cidadão, investindo em equipamentos capazes de salvar vidas.
 
 
Além da melhoria das instalações e equipamentos, a nova gestão também contratou profissionais de alto renome na região, à exemplo do Dr. Hernane Cândido, que já compõe a equipe médica do Hospital do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio do Pires, realizando plantões, é mais um filho da terra que passa atender no município, dando assim mais segurança para população. Também já faz parte do corpo médico desde o dia 23 de fevereiro, o cirurgião geral Dr. João Paulo de Souza, gastroenterologista, hepatologista, que realizará procedimentos diversos, incluindo endoscopia. O Prefeito Vânio, o enfermeiro Kleber, o Secretário de Finanças Hiran e o Chefe de Gabinete Aparecido (Pi), deram as boas-vindas ao médico Dr. João Paulo. Mais um profissional de excelência que chega para somar na saúde do município.
 
 
O trabalho em Rio do Pires é desenvolvido de forma harmoniosa e eficaz, tendo ainda no corpo de Secretários, homens e mulheres competentes, que abraçam a causa do município. Desde o Secretário de Finanças HIRAN, ao Secretario de transporte Alan Patrick, Secretário de Saúde Genas, a Secretaria de Assistência Social Joseni Marques, o Enfermeiro chefe Cleber, Gilberto Pereira, Secretário de Obras Gildásio Antônio, dentre outros Secretários e colaboradores, formando uma equipe coesa e determinada que já colhe resultados surpreendentes.
 
 
Buscando valorizar o papel da mulher na sociedade riopirense, a secretaria de Assistência social, Joseni Marques, demonstrou através de louvável iniciativa que o empoderamento feminino terá voz e vez no governo de Vânio. A mulher terá oportunidade de opinar, decidir e participar das ações. Joseni deixou esse pensamento explicito na reunião que promoveu na Câmara de vereadores, em comemoração ao dia internacional da mulher, que contou com grande público e convidados como a atual vereadora Helaine, o vice-prefeito Dey e toda a equipe da Secretaria de Assistência.
 
 
Cumprindo o que prometeu em campanha, Vânio reformou a Escola Municipal da comunidade de Curralinho, tendo acompanhado pessoalmente o andamento da obra que promove mais conforto e dignidade aos professores, funcionários e alunos daquela região.
Depois de insistentes cobranças do prefeito Vânio, do ex-vereador Antônio da Varzinha e Liderança Política William Marques, a tão sonhado energia das Comunidades de Matão, Palmeiras, Engenho dos Cardoso e Capoeirão, foi iniciada. O prefeito conferiu pessoalmente a chegada dos postes.
 
 
 
Através da Secretaria de Obras, o cuidado com a reforma e conservação das estradas rurais tem sido uma constante desde o início desse novo período administrativo. Também todo o trecho que liga a sede a comunidade de Ibiajara, foi recuperado a pedido da vereadora Helaine. No geral, já se pode contemplar o bonito trabalho realizado nas estradas da região serrana, as máquinas estão recuperando, alargando vias um pedido de lideranças ao prefeito Vânio, ainda em campanha.
 
 
A operação tapa-buracos trouxe grande alívio e satisfação aos moradores da sede, na avenida principal da cidade. Os trabalhos que avançam, devolvem a confiança de motoristas que sofreram com veículos danificados. Vale ressaltar o incansável trabalho da secretária de obras, que se destaca realizando ótimo trabalho na melhoria da infraestrutura do município.
 
O Mutirão da limpeza promovido nos primeiros dias de governo de Vânio, modificou a cara de Ibiajara. Com a participação da comunidade foi um sucesso. Comandado pela Vereadora Helaine, a limpeza de ruas, podagens de árvores e plantas, trocas de lâmpadas queimadas nos postes de iluminação pública, pequenos reparos e pinturas de guias, dentre outras ações em conjunto com a prefeitura, proporcionaram a Ibiajara a satisfação de receber os filhos da terra e todos os foliões que se deliciaram no Carnaval antecipado 2017. 
 
 
Uma tradição que representa alegria, diversão sadia, reencontro e muita festa para todos, de forma organizada e preparada com muito carinho, elevando assim a cultura, o Carnaval antecipado bateu recordes de público e animação, contando com atrações que agradaram, sem deixar de lado as tradicionais marchinhas, os enredos, fantasias, matinês que embalaram os dias de folia, deixando muitas saudades e boas lembranças nos corações de quem teve o privilégio de participar.
 
Uma das primeiras obras concluídas foi a reforma da escola Antônio Carlos Magalhães, da localidade de Alagoinhas. “É por demais gratificante ver no rosto das crianças que estudam nessa Escola, o sorriso e o conforto de um novo lar”. Confidenciou o Secretário de Obras Gildásio.
 
 
Além de tudo o que já foi citado, a nova administração mantém em funcionamento todos os PSFs com suas respectivas equipes de profissionais para o atendimento;  já foram finalizadas algumas pavimentações em ruas da sede, outras tantas se encontram em andamento; a Secretaria de Educação realizou a Jornada Pedagógica, com todos membros da Educação do município, início do ano letivo com organização e bons serviços no transporte escolar, valorização dos profissionais da área, além de diversos projetos programados para a elevação da qualidade da educação em Rio do Pires.
 
 
O prefeito Vânio, juntamente com o vice Dey e equipe administrativa, já realizaram diversas viagens em busca de apoios e parcerias que estão sendo confirmadas para a vinda de novos empreendimentos. Tanto no governo estadual, como a nível federal, emendas parlamentares, enfim, conscientes de que precisam de suporte, estão perseguindo tais metas para realizarem as obras de grande porte que o município de Rio do Pires necessita.