O tradicional Carnaval Antecipado de Ibiajara no município de Rio do Pires, além de ser uma atração charmosa e encantadora desde os tempos em que era realizado no Clube Social, inspira também a confiança do folião na certeza de que a cada ano a festa se supera, ostentando nos dias atuais, a posição de destaque como uma das melhores festas de momo do interior da Bahia.

Há décadas nossa reportagem se faz presente nos momentos marcantes da história da comunidade de Ibiajara, contando a sua história, defendendo os interesses do seu povo, divulgando recantos e encantos, propagando notícias e também enaltecendo sua cultura. Como sempre, recebidos com carinho, constatamos em mais uma edição do Carnaval Antecipado, a mesma determinação, interação, alegria de viver e união dessa gente de bem que se orgulha de uma história de lutas e vitórias.

A comunidade de Ibiajara, amada não somente pelos seus filhos, busca manter vivas as suas tradições, dentre as quais as festas de largo: da Padroeira Santa Maria do Ouro e o Carnaval que congrega gente de diversos cantos do estado e visitantes, que sempre retornam, em busca da energia, harmonia, boa estrutura, grandes atrações e da tranquilidade peculiar na folia. A opção de realizar o seu carnaval antecipado, foi uma ideia que virou tradição e garante recorde de público.

Este ano, contando com apoio total da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, sob a organização de Eduardo Produções e Elvis Produções, o evento esteve impecável, agradando aos diversos públicos. Buscando manter o mesmo nível e semelhança das edições anteriores, com o compromisso de seguir atraindo o público fiel da região, apresentaram-se no palco da alegria: Banda D’Look; Pegada de Africano; Banda Xodó da Bahia; Turma da Bregadeira; Renan Moreira; Cris Pimenta, dentre outros artistas, que fizeram da festa, uma das mais comentadas e concorridas, recebendo milhares de turistas.

 

As expectativas dos organizadores, do Prefeito do município Vânio Santos, do Secretário de Finanças Hiran Mendonça, Secretário Alan Patrick e demais colaboradores, foram alcançadas e até superadas, conforme agradece emocionado o prefeito em vídeo. Segundo Vânio, o objetivo é manter o público que sempre participou de edições anteriores do Carnaval Antecipado, ampliando o número de turistas.

O gestor acredita que será possível manter a marca desse importante evento para Ibiajara e para toda comunidade de Rio do Pires. “Nos esforçamos para oferecer o que a comunidade solicita, seja no âmbito das realizações, obras e serviços, ou nas atividades festivas. Estamos trabalhando para que sejam mantidas as tradições de Ibiajara, festas como esta, nos traz alegria e lazer de qualidade, que é um direito do povo. Aproveito para agradecer a presença e o trabalho do Jornal O Eco e a todos que fizeram o sucesso da folia”. Declarou emocionado o prefeito.

Destacamos também o apoio da segurança com a Polícia Militar, o suporte dos servidores da Prefeitura, e da Secretaria da Saúde, disponibilizando ambulância e profissionais de plantão no perímetro da folia, integrando a equipe de suporte, que garantiram conforto, paz e o sucesso total do carnaval antecipado, com alegria de verdade.