Como se não bastasse o clima de apreensão e muita preocupação com o reservatório da Barragem do Zabumbão cada dia mais baixo, estando neste momento com cerca de 15% da sua capacidade total. Uma notícia assustadora foi dada pelo prefeito de Paramirim Dr. Júlio Bernardo, que recebeu um comunicado do Presidente da bacia hidrográfica dos rios Paramirim e Santo Onofre, Dr. Anselmo Caíres, que ao retornar de uma reunião, trouxe consigo um documento que confirma a existência de fissuras localizadas na parede da Barragem e próximo ao sangradouro.
Segundo foi informado pelo Sr. Edson Rodrigues Marques Júnior, analista em desenvolvimento regional, bem como, por fax, o presidente do grupo de trabalho “GT” – Segurança de Barragens da CODEVASF, Emílio Santos Encaminhou ofício da diretoria geral do INEMA – DIREG NL, o qual exige a recuperação da barragem do Zabumbão. Além de relatório de inspeção regular o prefeito declarou que esse problema é grave e pode comprometer toda a estrutura do reservatório, pois com as proximidades das chuvas, essas FISSURAS tendem a aumentar e se nada for feito, poderão contribuir para o rompimento da barragem.
Muito preocupado, o prefeito já agendou imediatamente uma reunião com a SEDUR e outros órgãos, onde, juntamente com a CODEVASF e demais autoridades, devem tratar o assunto com a maior brevidade possível. Pois, segundo o representante da CODEVASF, que confirmou (Inclusive com fotos) a existência desse grande risco, serão necessários esforços para a alocação imediata de recursos da ordem de R$ 500.000,00 (Quinhentos mil reais), o que proporcionará uma intervenção técnica, com equipamentos modernos e pessoal especializado, que analisarão os danos já existentes e procederão os reparos de imediato.
Dr. Júlio disse acreditar na sensibilidade dos parceiros no governo, para que esse problema seja reparado o mais breve possível, pois, se nada for feito, estaremos diante de uma eminente catástrofe sem precedentes.
Nossa reportagem esteve no local e registrou as fendas causadas pela erosão. Apesar de sermos leigos no assunto, pudemos constatar que o caso é grave e as tais fissuras, são profundas o suficiente para preocupar a todos os moradores que vivem no Vale abaixo da Barragem, bem como a todas as famílias que dependem da água para o abastecimento humano e animal.
Acreditamos que essa preocupação não deve ser somente do prefeito de Paramirim, mas, de todos os demais gestores, dos municípios que compõem o Vale, bem como, dos deputados, senadores e do Governador, que devem se juntar nessa luta que é realmente preocupante e se faz urgente.