Os prefeitos de toda região, que ainda organizam equipes para os primeiros passos nesse novo período administrativo, carregam a responsabilidade de darem sequência nas gestões públicas, mantendo os serviços básicos e atendimentos que não podem nem devem ser interrompidos.

Apesar da realidade difícil, tendo na maioria dos casos, encontrado difícil realidade, os prefeitos relatam condições impensáveis, falta de recursos, equipamentos sucateados, a desorganização total da parte burocrática e quadro funcional, enfim, os primeiros dias das gestões, tem sido um teste para os fortes.

Há municípios, nos quais os antigos gestores, apesar das dificuldades, deixaram as coisas encaminhadas, o que facilitou, para que os novos prefeitos pudessem implantar ações, iniciando projetos diversos.

É natural que, após as vitórias nas urnas, os novos administradores atravessem certa queda na popularidade nesse momento, afinal, a expectativa dos moradores é imensa, sendo que é real uma grande demanda por empregos, coisa que atormenta administradores e aflige jovens e adultos que necessitam. Acontece que com as mudanças de governo, vislumbrava-se essa possibilidade. Porém, apenas os cargos de confiança são de livre nomeação, sendo que, o correto para o ingresso no poder público é a realização de concursos, mas diante da crise e o inchaço da folha em todas as prefeituras, isso será raro, tendo em vista a falta de recursos financeiros.

Diversos municípios da nossa região, vem sendo alvo de críticas pesadas da imprensa e nas redes sociais, talvez pela falta de transparência e um diálogo aberto com a população, a falta de divulgação sobre a real situação, como e porque estão sendo tomadas medidas emergenciais, tem causado um distanciamento do poder público municipal, o que provoca boatos, críticas e em alguns casos, até revolta, não somente pela falta de ação, como pela ausência de informação.

As cobranças se mostram acirradas, seja por serviços prometidos e não executados até o momento, como por atos isolados de gestores, que impõem ideias e iniciam intervenções sem o aval do povo que é o verdadeiro patrão.

Analisando junto à observadores e entendidos em gestão pública, o Jornal O Eco buscou detectar pontos positivos e negativos de algumas gestões que se iniciaram há pouco mais de 30 dias, com ênfase na região do Vale do Paramirim  e adjacências. A cada reportagem, apresentaremos um pouco do que acontece em cada município, iniciando hoje por Dom Basílio:

DOM BASÍLIO – Comentando com o Jornal O Eco, o novo prefeito Roberval e assessores foram incisivos ao afirmarem que nunca imaginariam encontrar tanto desgoverno, descaso com a coisa pública. Para que se tenha uma idéia, até a última quarta-feira (1º/02), ainda não haviam recebido relatórios, detalhes sobre o que existe de concreto no patrimônio da prefeitura, documentos de veículos e máquinas, enfim, ainda não foi possível sequer ter noção exata, para daí traçar ações.

Apesar disso, dispondo do mínimo de informações possível, o prefeito já mostra serviço, recuperou toda a  rodovia de acesso à sede do município que se encontrava intransitável, uma força tarefa retirou toneladas de lixo, estando agora empenhados na limpeza de entulhos, retomaram o atendimento dos PSFs retornando com eficiência o atendimento na área de saúde, organizou o atendimento ao público na sede da prefeitura e com muita dificuldade prepara a retomada das aulas na rede municipal, enfim, uma verdadeira batalha para ofertar o mínimo à população enquanto realiza uma auditoria para ter acesso a dados fiéis da situação encontrada.

"No dia 02 de janeiro, todos ficamos estupefados! A primeira providência foi buscar pessoal técnico capacitado para que nos ajude a entender o que foi feito da administração pública. Com a responsabilidade pesando nos ombros, não desanimamos em nenhum momento. Enquanto a auditoria trabalha por um lado, nós estamos empenhados em manter funcionando a máquina e assim dar tranquilidade à população." Resumiu o prefeito Roberval.

"Além dos esforços de toda a equipe em reestabelecer as condições mínimas de trabalho, nós fomos à luta, estive com o Governador expondo nossas necessidades, em parceria com representantes, amigos deputados, estamos conseguindo encaminhar a construção de duas importantes barragens em regiões produtoras que ao se concretizarem, irão beneficar centenas de famílias, aumentando a produção e abastecimento. Além disso, outras obras e ações já estão sendo reivindicadas. Acredito que apesar das dificuldades, iremos aos poucos materializando nossos sonhos para Dom Basílio." Informou.

A equipe informou ainda, que a maior dificuldade na relação com a população nesse momento é a questão dos pedidos de emprego. A cada dez atendimento na prefeitura, ao menos sete são pedidos de emprego. isso infelizmente é uma questão delicada, pois a prefeitura não possui tais vagas e nem poderia contratar sem concurso. A meta é incrementar a produção agrícola, que é um forte no município e precisa do apoio  do poder público, para assim gerar emprego e renda.

COMUNICAÇÃO – Além da competente assessoria, o prefeito Roberval é articulado e muito acessível, o que facilita o diálogo com a imprensa e demais formadores de opinião, ele mantém um calendário de reuniões para tratar assuntos de cada comunidade.