A iniciativa de um grupo de amigos apaixonados pelas tradições rurais, que se reuniram pela primeira vez em 7 de setembro do ano de 2012 na sede do município de Boquira, para cavalgarem rumo ao povoado de Pajeu, desfilando com alegria e empolgação pelas ruas da cidade, ganhou adeptos ao longo desses seis anos, tornando o encontro um dos mais aguardados do ano.

Dedicação, harmonia e companheirismo impulsionaram a Comitiva da Amizade, representada por João Sílvio, que contava também com a figura de Luciano da Farmácia como um dos incentivadores do evento. Festa que tem raízes na lida do gado, e até os dias atuais é valorizada na cidade de Boquira, ganhando musculatura e se projetando a nível regional. A Cavalgada da Independência, segundo informações colhidas pela nossa reportagem, foi uma forma de suprir a ausência das manifestações cívicas no município, relembrando o episódio “Grito do Ipiranga” protagonizado pelo Imperador Dom Pedro I. Com isso, a Cavalgada passou a figurar como única manifestação em homenagem à data.

Concentrados inicialmente no trevo de entrada da cidade, os participantes se organizam em fila dupla, guiados pelos porta-bandeiras que conduzem os estandartes Municipais, Estaduais e Federais. Entoando cantigas de gado, mensagens aos vaqueiros e comandando o cortejo a bordo do mini trio Bicho Papão, esteve o locutor Valdirez Santos, que com a voz e o coração, levou emoção à edição 2017 da Cavalgada da independência.

Um dos momentos marcantes da festa é o ato de patriotismo na Praça da Bandeira, quando perfilados de forma respeitosa, todos os cavaleiros e amazonas, presenciam juntamente com autoridades, o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional. O evento contou com a presença do prefeito Luciano de Oliveira e Silva, vice-prefeito Danilo Vasconcelos, do Deputado Estadual Marquinhos Viana e do Secretário de Agricultura do Estado da Bahia Vitor Bonfim – ilustre convidado, que prestigiou pela primeira vez a Cavalgada em Boquira. “É muito gratificante participar deste evento, que cresce a cada ano, se tornando uma festa que congrega pessoas das diversas localidades rurais, bem como amigos de muitos municípios da região”. Disse entusiasmado o prefeito.

“A Cavalgada da Independência é hoje uma forma inclusiva de homenagem à Pátria, além de uma oportunidade de confraternização entre os filhos da terra e visitantes. A prefeitura participa ativamente para valorizar tais tradições do nosso povo. Parabéns aos organizadores: Gilmar de Etelvina (Presidente do Sindicato), Júnior da Farmácia, Wildo eletricista, Léo Motos, o Engenheiro Nelson Henrique, Alan França (Secretário de Saúde), Humberto Júnior (Secretário de Finanças), Jaimilton Açougueiro e João Marques”, comentou o prefeito.

O sucesso elevou a fama da Cavalgada, que ganhou o Vale do Paramirim, incentivada por jovens e adultos que participam com entusiasmo de todo o percurso, recepcionam com carinho os vaqueiros visitantes, e ao final, brindam juntos o sucesso da caminhada ao som de toadas e muito forró. Essa edição contou com as bandas Pikape de Bakana e Gibão de Couro, que animaram a moçada até a noite chegar na praça da comunidade de Brejo Grande, ponto de dispersão da vaqueirama esse ano.

FOTOS: Roberto Silva (Robertinho)