Tudo pronto para o São João de Botuporã,  a cidade já entra no clima de alegria e entusiasmo, aguradando a maior festa popular do município. O diferencial deste ano são as atrações responsáveis pela festa. 
 
Com responsabilidade e desejo de contemplar a população e visitantes com um arraiá à altura da importância dessa data, o prefeito Otaviano se esforçou juntamente com a comissão organizadora e conseguiram montar uma grade diversificada, com atrações para todas as idades e preferencias musicais.
 
De acordo com a programação oficial dos festejos edição 2017. A festa começa no dia 17 de junho e se estende até o dia 21, fechando com chave de ouro o forrozão de Frank Aguiar.
 
Como manda a tradição, também nesse ano de 2017 a sanfona incia seus acordes, convidando o povo pra festança, no dia 17 na comunidade de Boa vista, quando tudo se inicia com apresentações de quadrilhas, brincadeiras juninas e as atrações: Forró Comenta, Acácio e Dalmar Lenderson.
 
Em seguida será a vez da comunidade de Lagoa d’água do São Francisco, que recebe  Valter Viera, Forró Rebolado, Dio do Acordeom e André Moreno, isso já no dia18. 
 
A partir do dia 19 o forrozão toma conta da praça do forró na sede do município, que recebe a multidão para premiar os vencedores do concurso de quadrilhas, apresentações culturais dão a deixa para que, do palco principal os forrozeiros Wesley Cardoso, Forrozão Brasil, Johny Roque,  Rasta Chinela, Dara, Valdir do Acordeon, Forró Boys, Banda Temporal, Leleu de Zé de Chico, Frank Aguiar e Xodó da Bahia.
 
Por  ter a maior programação, com mais dias de festança, Botuporã se apresenta como uma excelente opção para os moradores de toda a região do Vale do Paramirim, que queiram curtir a festa mais esperada pelos moradores.
 
Segundo o Prefeto Otaviano Joaquim Filho, (Tavim), é sempre uma satisação poder oferecer essa alegria aos seus munícipes e visitantes. O prefeito afirmou que: "Muito mais que um projeto de valorização da cultura, a atração de milhares de visitantes, aquece a economia local com o turístico, que deixa renda e gera ocupação, mesmo que temporária, porém importante para a nossa gente". Resumiu.