Foi reeleito em Botuporã,  o atual prefeito Otaviano Joaquim Filho (DEM), Tavim,  que no início não estava cotado, foi se recuperando no decorrer da campanha eleitoral, conseguindo importantes e decisivos apoios, chegando a vitória, mesmo que apertada, proém, suficiente para garantir a sua permanencia  e governar a cidade por mais quatro anos. 
 
Botuporã que nos últimos tempos tem mantido essa tradição de acirramento político, com os eleitos sendo decididos com minima frente, repetiu a dose em 2016, Tavim teve a preferência de 50.26%, ou seja, 4,015 votos do eleitorado contra 49.74%, 3,974 obtidos pelo ex-prefeito Moaci Queiroz (PP). 
Os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), apontam para uma abstenção de 1493 votos, brancos foram 43 votos e  nulos: 333. 
 
Apesar de dificuldades desde que assumiu, especialmente para conseguir consciliar pensamentos e ideologias diversas no seu grupo, Tavim conseguiu com muita humildade, acolher e fortalecer o seu grupo para alcançar o sucesso nas urnas. 
 
O Jornal O Eco acompanhou todo o processo no município e detectou através de pesquisas, o crescimento e a virada de Otaviano, que iniciou atrás e conseguiu reverter a situação em seu favor.
 
Assim que recebeu a confirmação, o prefeito reeleito agradeceu a população Botuporense pela renovação de seu mandato. “Vamos continuar trabalhando firme e buscando novos investimentos para a nossa querida Botuporã. Agradeço ao povo de minha terra pela confiança em mim depositada mais uma vez”, disse.