Mais uma vez, ignorando todos os problemas já conhecidos, toda uma situação de completo abandono, "órgãos responsáveis", anunciam enorme defluência na Barragem do Zabumbão, maior reservatório de água potável da região, que sofrerá uma intervenção nos dias 11, 12, 13, 14,15 e 16/07.

Novamente sob a mesma alegação dos últimos dois anos consecutivos, serão liberados milhões de metros cúbicos, volume absurdo, que certamente provocará um novo esvaziamento no lago da barragem. Tudo isso, segundo os “especialistas", para reabastecer os açudes a jusante do Zabumbão, apenas até o distrito de Feira Nova.

Será possível que esse ano, assim como ocorreu nos anos anteriores, nenhuma autoridade se levante? Apelamos em nome da população, ao Ministério Público, que interceda urgentemente, pois tal deságue, não servirá para os objetivos alegados e sim para irrigar grandes pastos e segundo fontes seguras, motores potentes já estão no leito do rio, aguardando a liberação da água para desviar seu curso até para tanques e lagoas particulares.

Para que se tenha uma noção real dessa farsa legalmente autorizada pela ANA – Agência Nacional de Águas, todo o percurso a ser inundado no leito do rio com a liberação de água, está loteado pelos grandes latifundiários, açudes existentes servem 90% aos grandes criadores de gado que irrigam capim para engordar seus nelores, cuja carne é comercializada longe da região, enquanto a população, volta a ficar de joelhos, com o coração na mão, vendo as reservas de segurança da barragem, chegarem próximas ao limite de alerta.

Desde que tais descargas d'água passaram a ser autorizadas, a Barragem do Zabumbão nunca conseguiu reagir de forma a atingir sua capacidade máxima de armazenamento, mesmo no período chuvoso, que por sinal, tem sido a cada ano mais curto e as precipitações mais escassas, não se consegue recuperar a saúde da barragem que agoniza. Segundo fontes idôneas, existem inclusive boatos de supostos pagamentos de propinas em anos anteriores, para que se liberasse água da barragem, que teriam irrigado lavouras.

Apenas registrando, que para o abastecimento humano, toda a região em questão, já é servida através da Embasa, quando não pelo sistema tradicional (encanação), caminhões pipas levam água do Zabumbão para dessedentação animal e consumo humano aos que residem distante da fonte.

Antes mesmo da liberação do volume autorizado pela Agência Nacional de Águas-ANA, que é a detentora de outorga e defluência das águas da Barragem, que deliberou favoravelmente os pedidos dos "interessados", o volume do reservatório está muito abaixo da média histórica para esse período do ano.

Para aliviar o impacto junto à sociedade, os órgãos recomendam a suspensão da irrigação até que o volume defluente seja atingido, proibição que não será obedecida, serão madrugadas inteiras de água para interesses particulares, quem duvida pode comprovar fiscalizando rio abaixo.

Infelizmente, só temos a lamentar que tais fatos ocorram bem debaixo dos nossos narizes, sem que nada seja feito à respeito. Diante de tamanho absurdo, chega a soar irônica toda a mobilização em defesa da barragem, afinal, os que estiveram à frente dos protestos, são em sua maioria, os principais beneficiários com a irrigação arcaica por inundação, diante dos atuais acontecimentos, reconhecemos, não é o povo, mas "eles" os verdadeiros "donos da água".

VEJA REPORTAGENS SOBRE O ZAMBUMBÃO:

http://www.oecojornal.com.br/noticia.php?id=1710

http://www.oecojornal.com.br/noticia.php?id=964

http://www.oecojornal.com.br/noticia.php?id=804