O Consórcio Público dos Municípios do Vale do Paramirim, é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 01 de novembro de 2013, que tem como objetivo a união de gestores para a busca de soluções aos múltiplos problemas que afligem as comunidades, bem como, a elaboração de projetos, busca de recursos e execução de serviços em comum, além de prestar assessoria aos gestores de forma igual, nas demandas de cada município ou da região.

Após a consolidação da entidade, que demonstrou relevante desempenho desde a sua criação, tendo conseguido prestar serviços, adquirir maquinário e construir diversos projetos, finalizando a sua gestão, o então presidente, ex-prefeito de Ibipitanga Humberto Raimundo (Beto), convocou na terça-feira (17), uma assembleia geral, que definiu os novos rumos do Consórcio, sendo que na oportunidade, foi deliberado sobre a inclusão do município de Livramento de Nossa Senhora, que aguarda decisão da Câmara Municipal daquele município em seguida aconteceu a eleição da nova diretoria.

Abrindo os trabalhos o Secretário Executivo Leonardo Costa, fez um breve relato, esclarecendo sobre a atuação da entidade até a presente data, bem como, sobre os projetos em andamento. Em seguida, franqueou aos gestores presentes a oportunidade de se manifestarem quanto às candidaturas e eventuais chapas a serem formadas. O prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira, pronunciou-se sobre a importância do Consórcio e colocou o seu nome à disposição dos demais. Em seguida, o prefeito de Ibipitanga Edilson Santos Souza (Edypan), também usou a palavra, indicando o seu desejo de ser candidato a presidente, momento em que, o prefeito Roberval de Dom Basílio, retirou o seu nome da disputa, num gesto de grandeza, em prol da união de forças. Esse mesmo gesto foi manifestado pelo prefeito de Rio do Pires Vânio Santos, que abriu mão da sua candidatura.

Na reunião que contou com 12 prefeitos, percebeu-se um desejo de alguns, em promover uma alternância na presidência, lançando-se então, mais duas candidaturas: a do prefeito de Caturama Dr. Paulo Mendonça e a do prefeito de Ibitiara José Roberto dos Santos Oliveira (Beto). Criado o impasse, os pré-candidatos decidiram se reunir em outro ambiente, a portas fechadas, buscando a possibilidade de um consenso. Apesar de ter o prefeito de Caturama Dr. Paulo Mendonça, desistido da sua candidatura, não houve consenso e a eleição foi disputada pelo voto, entre os prefeitos de Ibipitanga e Ibitiara, Edypan e Beto respectivamente.

Realizado então o processo de votação, 09 dos 12 presentes exerceram o direito ao voto, apenas o prefeito de Livramento Ricardinho, por questões de impedimentos legais e os prefeitos/candidatos não votaram. Iniciada a apuração, o resultado apontou a vitória do prefeito de Ibipitanga Edypan, que obteve 06 votos, contra apenas 03 do prefeito de Ibitiara.

DA REDAÇÃO JORNAL O ECO – SAMUEL RODRIGUES JORNALISTA – DRT/MTE-BA 5232

A composição da diretoria ficou assim definida: Presidente –  Edilson Santos Souza prefeito de Ibipitanga (Edypan); Paulo Mendonça prefeito de Caturama – Vice-Presidente e Djalma Abreu prefeito de Novo Horizonte – Secretário, sendo que não aconteceram alterações nos demais cargos do pessoal técnico e de apoio.

PRESENÇAS: Luciano prefeito de Boquira; Ricardo A. Ribeiro prefeito de Livramento de Nossa Senhora; Roberval de Cássia Meira prefeito de Dom Basílio; Gilberto Brito Prefeito de Paramirim; Dr. Érico Cardoso Azevedo prefeito de Érico Cardoso; Dr. Paulo Mendonça prefeito de Caturama; Gilvânio Santos (Vânio) prefeito de Rio do Pires; Otaviano Joaquim Filho (Tavim) prefeito de Botuporã; Edilson Santos Souza (Edypan) prefeito de Ibipitanga; Amélio Costa (Amelinho) prefeito de Macaúbas; José Roberto dos Santos Oliveira (Beto) prefeito de Ibitiara e Djalma Abreu prefeito de Novo Horizonte.