A maior preocupação do município de Dom Basílio há anos é a escassez de água, que atinge desde o abastecimento humano, passando pela dessedentação animal e prejudicando fortemente a agricultura que é o carro chefe da economia local.

A falta de água na cidade e no campo está ficando cada vez mais complexa e preocupante. O município está sofrendo tanto pela estiagem, como pela falta de ações decisivas no passado, que poderiam ter solucionado tamanho colapso que está castigando o município.

A crise hídrica exige um projeto em caráter emergencial o qual já vem sendo adotado, com medidas que vão desde o comportamento individual como cuidados para evitar o desperdício, ações coletivas na conservação de fontes, até o esforço visível do poder público municipal, que na pessoa do Prefeito Roberval, realiza uma verdadeira peregrinação em busca de apoio e parcerias no sentido de alternativas para a população. A situação preocupante se desencadeou pelo baixo nível de água nos rios que abastecem a região e a cidade.

No último dia 23/08/2017, reuniram-se no Gabinete do Ministro da Integração, Helder Barbalho em Brasília, o Deputado Federal Zé Rocha, o Prefeito Roberval Meira, o Ministro Helder, o Secretário Nacional Coronel Renato, quando na ocasião foi solicitada a construção de uma adutora para solucionar definitivamente o problema de abastecimento de água em Dom Basílio.

O Investimento de aproximadamente 1,8 milhão teve seu projeto APROVADO pela Defesa Civil da União e recebeu a promessa do Ministro Helder, no sentido de que, assim que for aprovada a alteração de metas pelo Congresso Nacional, o mesmo irá liberar os recursos para a construção da adutora.

Ainda na pauta da reunião, foi solicitado pelo prefeito o aumento do número de carros pipas para atender o município de Dom Basílio, tendo em vista o estado de emergência em que se encontra a cidade e toda área rural. Nesse sentido, o Secretário Nacional, Coronel do Exército Renato, disse que já havia recebido o ofício e o pedido se encontrava em análise para liberação.