A princesinha do Sudoeste baiano respira progresso e muita esperança em dias melhores. O município de Dom Basílio vem se transformando num verdadeiro canteiro de obras com uma gestão atuante e de fato comprometida com o resgate do progresso acelerado. Uma equipe atuante, em poucos meses convence a maioria da população de que as coisas ruins estão ficando no passado, as conquistas recentes dão a certeza de dias melhores em diversos aspectos do cotidiano na sede e comunidades rurais.

O prefeito Roberval de Cássia Meira é hoje considerado uma das melhores revelações política da região, que se revela como exímio administrador, com visão futurista, já projeta e realiza intervenções nunca antes imagináveis para Dom Basílio. Homem de carisma e influência tem conquistado parcerias importantes nas esferas estadual e federal, as quais geram bons frutos em forma de obras e benefícios.

Em Entrevista exclusiva a nossa reportagem, o prefeito disse estar contente em poder comemorar com sua gente, as vitórias alcançadas nesta primeira etapa. “Tenho consciência de que os primeiros passos são os mais difíceis, um período de incertezas e aprendizado. Tempo em que se busca organizar, tomar pé, traçar planos e determinar prioridades, dentro de uma realidade preocupante, com o país revirado, em meio a maior crise política e financeira, o gestor de um pequeno município faz das fraquezas forças para corresponder com as expectativas do povo e ainda dar passos a frente com a convicção de que todo o município depende da sua atuação para melhorar a vida das pessoas.

Encarando uma situação caótica, tendo recebido um município falido, Roberval sequer teve o direito de ser informado sobre a realidade de cada setor. Afinal, não houve a dignidade dos antecessores em fazer a transição. O que se encontroou foi desmando, lixo por toda parte, praticamente todos os serviços parados, frota sucateada, quadro de pessoal irregular e estático, equipamentos inutilizados, enfim, uma desordem generalizada.

Então teve início a revolução administrativa. Desativada a sede a prefeitura, que mais parecia um cubículo, sendo instalados departamentos, Secretarias, gabinete, diretorias de serviços e outros pontos de atendimentos num local amplo e adequado, que passou por total reforma e modernização, recebendo todo suporte tecnológico, o que proporcionou atendimento humanizado, acolhimento digno a todos que necessitam dos serviços públicos municipais.

Enquanto se processava a modernização de todas as áreas de atendimento ao público, incluindo cronogramas com informações sobre horários, outros serviços emergenciais foram sendo executados com rapidez e eficiência, como reformas de prédios públicos, instalação de novos serviços, diálogo com as comunidades para elaboração de um cronograma de trabalho, recuperação de estradas, revitalização de postos de atendimento na saúde, transporte escolar, volta às aulas com um novo projeto educacional, recuperação da frota municipal, aquisição de máquinas e equipamentos. Tudo isso sem se descuidar das ações diárias de amparo às famílias que tanto necessitam do poder público.

RECONSTRUÇÃO DA RODOVIA DE ACESSO A DOM BASÍLIO – Iniciada em 05 de junho, a megaoperação de reconstrução integral da via de acesso da BA 148, passando pela avenida principal, chegando próximo ao centro da cidade de Dom Basílio. Depois de 27 anos, a pista foi totalmente restaurada, uma obra de grande vulto, ação que não somente embelezou como oferece conforto e segurança. Uma realidade. A rodovia surpreende pela qualidade e rapidez com que foi conquistada, tendo recebido um tratamento especial que a deixou rejuvenescida. Uma ação conjunta da prefeitura municipal e o governo do estado da Bahia. Este percurso tem aproximadamente 5 km. Além de reformar o asfalto já existente, a pista está sendo alargada em 6 metros, possibilitando a construção de uma pista de caminhada, inicialmente com 2 quilômetros de extensão. O prefeito municipal Roberval Meira mostrou-se deslumbrado com mais essa conquista, resumiu toda a sua atuação na já famosa frase: “A minha resposta será com trabalho”!

Prefeito Consegue parceria para sinalização da via de acesso à cidade – Cumprindo agenda em Salvador, com apoio do mandato de Ivana Bastos em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura, através da Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT), o prefeito conquista toda a sinalização horizontal da BA 148 da via de acesso.

Logo após a audiência na SIT, o prefeito e o chefe de gabinete seguiram para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) para acompanhar o processo da obra da barragem do Riacho do Meio, no complexo do Pastim. Na ocasião, em audiência com o coordenador do departamento de Engenharia, Gilvan Jardim, o prefeito verificou que o orçamento da barragem já foi finalizado e o órgão segue na elaboração do orçamento da adutora.

Ambulância foi recuperada e disponibilizada ao hospital de Dom Basílio – Roberval Meira entregou uma ambulância que se encontrava sem condições de uso, completamente recuperada, a qual voltou a servir a comunidade. Na ocasião, o prefeito lembrou os avanços já conquistados para a saúde e alertou sobre a necessidade de cuidados,  não somente com os benes materiais, como também o cuidado diário para com as pessoas que necessitam dos serviços de saúde no municípios.

Construção de passagem molhada – O prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira, juntamente com o Secretário de Governo Gelson Caires, o chefe da divisão de estradas e máquinas, Zito Azevedo e os engenheiros Wendel Fagundes, Rodrigo Caires e Ronaldo Pereira, visitaram o rio Brumado na altura da Fonte Nova, na sede da cidade, onde será construída uma passagem molhada juntamente com a via que dará acesso ao bairro Santa Luzia localizado na BA 148. Segundo o prefeito, foi realizada uma sondagem e elaboração do projeto, que contempla a emenda parlamentar do deputado Zé Rocha, que já foi aprovada pelo Ministério da Integração. A atual gestão espera que com isso, dentro em breve a obra seja entregue a população.

A via que dará acesso ao bairro Santa Luzia sempre gerou uma grande expectativa nos moradores da região e a toda população dombasiliense, pois facilitaria o acesso a BA 148 sentido a cidade de Livramento.

Parcerias de sucesso trazem suporte para desenvolvimento de ações integradas em Dom Basílio – Uma das principais colaboradoras da atual gestão, a deputada Ivana Bastos, sempre à disposição do município e do prefeito de Dom Basílio, interveio em conjunto com a secretária municipal de Meio Ambiente, Edite Caires, em reunião com o secretário de Meio Ambiente do Estado, José Geraldo, viabilizaram ações integradas que ajudem no desenvolvimento do município.

Na audiência foram discutidas demandas como: a municipalização ambiental, a criação de Área de Proteção Ambiental (APA), cessão de uso de veículo para fiscalização ambiental, orientações para licenciamento ambiental e mais fiscalização por parte do Inema. Também foi solicitada a disponibilização de técnicos para visitar o município e acompanhar em eventuais necessidades.

O secretário se comprometeu ainda com o objetivo de verificar o trabalho realizado pela equipe municipal, bem como para realizar o curso de capacitação estruturante que fortaleça as ações desenvolvidas.

A deputada Ivana Bastos falou do empenho da administração municipal e do corpo técnico montado pelo prefeito para modernizar e alavancar o município. “Dom Basílio quer fazer a diferença. A prefeitura tem feito belíssimo trabalho em parceria com órgãos, no intuito de desenvolver ações estratégicas também  nos assuntos relacionados ao meio ambiente. E essa reunião foi fundamental para buscar o apoio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) na formação e desenvolvimento das atividades”, afirmou.

Construção da Praça São João foi solicitada na SEDUR – Projeto audacioso, que irá modificar o centro histórico da cidade, cuja reivindicação foi protocolada pela deputada Ivana Bastos e o prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira, diretamente com o Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Dr. Fernando Torres na SEDUR. A construção da Praça São João será sem dúvidas um novo marco na história urbana da sede do município de Dom Basílio.

A ideia é de que seja realizada a obra de reurbanização, através da CONDER – companhia de Desenvolvimento Urbano e a Prefeitura Municipal, para que o local receba tratamento e adequações, podendo ao final, receber grandes eventos festivos, com conforto e segurança aos moradores e participantes.

“O interior do estado mantém viva as nossas manifestações culturais, e temos o dever de garantir a infraestrutura adequada para que os eventos aconteçam e moradores tenham o seu momento de lazer com qualidade”, afirmou.