A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e área interna

Desde o dia 12 de dezembro, iniciou-se nas comarcas da macrorregião, os cerimoniais de diplomação de Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e suplentes. Eventos promovidos pelo Tribunal Regional Eleitoral, representados pelos Juízes e demais servidores, que formalizam em cada cidade sede, a entrega oficial dos diplomas que por sua vez, conferem o direito à posse em 1º de janeiro próximo.

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

A imagem pode conter: 3 pessoas, multidão e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, multidão e área interna

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.

Seguindo um calendário pré-definido, a Justiça Eleitoral segue com a realização de uma série de solenidades de Diplomação. No dia 12, em Paramirim, o evento formal aconteceu no Centro Cultural Nabor Caires de Britto, tendo se iniciado por volta das 9:30hs da manhã, indo se encerrar próximo ao meio dia.

Foram diplomados o Prefeito Eleito de Paramirim Gilberto Brito, o vice-prefeito eleito Dr. João Ricardo, vereadores e suplentes. Na mesma ocasião, diplomaram-se o Prefeito eleito de Caturama Dr. Paulo Mendonça, seu vice Naílson Ramos, vereadores e suplentes. Também o Prefeito eleito de Érico Cardoso Dr. Érico Cardoso de Azevedo, seu vice Antônio Porteirense, os vereadores que conseguiram se eleger e respectivos suplentes. E do município de Rio do Pires, foi diplomado o Prefeito eleito Gilvânio Santos (Vânio de Gildásio), o vice Dey, vereadores e suplentes.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e pessoas sentadas

A imagem pode conter: 4 pessoas, terno

Presidindo o ato solene, o Juiz da Comarca, Dr. Gleison Soares,  proferiu uma elogiável exortação, realçando a responsabilidade que aguarda a todos que irão exercer cargos eletivos, em especial os prefeitos dos municípios da Comarca, que terão grandes desafios, parcos recursos e crescentes demandas. Dr. Gleison alertou para os riscos em que gestores podem enfrentar num momento em que a classe política se depara com o descrédito. Lembrou que a prudência, humildade e zelo para com a coisa pública, são condições indispensáveis, não  incorrendo em erros que podem trazer graves sanções aos administradores e consequentemente, maior sofrimento para a população.

No mesmo dia 12 de dezembro, no salão nobre da Câmara de vereadores de Livramento de Nossa Senhora, por volta das 10:30hs, teve início a diplomação dos que foram eleitos nos municípios de Dom Basílio, Jussiape, Livramento e Rio de Contas. Cerimonial que contou com presenças ilustres, sendo que, a presidência dos trabalhos ficou a cargo do Juiz Dr. João Lemos, que também aproveitou a oportunidade, para recordar tudo o que vem acontecendo pelo país, tendo os políticos como protagonistas de tristes episódios de corrupção, prisões e escândalos inimagináveis.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Porém, o magistrado ressaltou que, nem todos os líderes, gestores e legisladores, possuem reputação duvidosa. Dr. João disse acreditar que poderá contar com o compromisso dos que ali foram diplomados, para que realizem um trabalho digno, ético e transparente, sem perseguições e com o pensamento de servir ao povo que lhes confiou o mandato.

Os prefeitos eleitos de  –  Ricardo Ribeiro (Ricardinho), de Dom Basílio – Roberval de Cássia Meira, de Rio de Contas – Dr. Cristiano Azevedo e de Jussiape Dr. Éder, seus respectivos vice-prefeitos, vereadores e suplentes dos municípios que compõem a Comarca, ao serem diplomados naquela manhã de segunda-feira, tiveram a convicção do dever a ser realizado, da missão designada, pela qual prometeram lutar para corresponder às expectativas da população.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 12 pessoas, área interna

A imagem pode conter: 12 pessoas

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas em pé e área interna

Na terça-feira (13), por volta das 18:00hs, foram diplomados na Comarca de Igaporã, os prefeitos eleitos de Tanque Novo – Vanderlei, de Botuporã – Otaviano (Tavim) e de Igaporã – Suly, além dos vice-prefeitos eleitos em 02 de outubro, os vereadores e suplentes dos municípios citados.

Quinta-feira dia 15, é a vez da Comarca de Macaúbas, que fará a entrega formal dos diplomas ao prefeito eleito de Boquira – Luciano da Farmácia, de Ibipitanga – Edilson (Edypan) e de Macaúbas – Amélio Costa (Amelinho), além dos vices e vereadores. O cerimonial está previsto para as 9:30 da manhã, no salão do Júri do Fórum local.

A imagem pode conter: 6 pessoas

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

No mesmo dia 15 de dezembro, acontecerá também o cerimonial de diplomação dos prefeitos de Novo Horizonte – Djalma Abreu dos Anjos e Beto de Ibitiara. Este ato se realizará no Fórum da cidade de Ibitiara, inicialmente marcado para as 9:00hs.

A equipe de jornalismo do jornal O Eco, se encontra empenhada na cobertura de tais eventos, registrando cada detalhe, ouvindo depoimentos e preparando um caderno especial (na edição impressa), na qual, discorre cada momento marcante para a democracia e para a história política dos municípios dessa região.

A imagem pode conter: 4 pessoas

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé