O conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou no Salão Nobre da Câmara Municipal de Érico Cardoso no dia 17 de agosto de 2017, a VI Conferência Municipal de Assistência Social, com tema: Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A população, juntamente com profissionais da área, autoridades e usuários dos serviços, discutiram os rumos da Assistência Social. O evento contou com o apoio técnico da A.S. Assessoria, empresa que se destaca pela eficiência nesta área.

A solenidade de abertura contou com a participação do prefeito municipal Dr. Érico Cardoso, da primeira Dama Sr.ª Soraia Cardoso, do vice-prefeito Antônio Batista, representando a Câmara esteve a vereadora Hélida Mendonça, o Secretário de Administração e de Assistência Social Antônio de Souza, representando a sociedade civil o Sr. Euclides da comunidade de Santarém, o representante do governo do estado da Bahia e Palestrante do dia Sr. Jaimilton Fernandes, além da presidente do CMAS Dilma Souza, que abriu os trabalhos.

Comandada pela Coordenadora do CRAS e Secretária Executiva do CMAS Sr.ª Patrícia Azevedo, que atuou também como mestra de cerimônia, a conferência contou com a dedicação de todo o corpo técnico da Secretaria de Assistência, que juntamente com a Assessoria, foram responsáveis diretas pelo sucesso do evento. “Tudo muito bem organizado, fomos bem acolhidos e conhecemos mais sobre a Assistência Social. É muito importante representar todos os usuários e participar deste momento. Agora sinto ainda mais ânimo para participar das decisões ajudando a melhorar os serviços através dessas Conferências”, disse o Sr. Euclides, representante da sociedade civil.

A participação do palestrante Jaimilton foi de suma importância. Ele que é um profissional gabaritado, com anos de experiência, repassou ensinamentos, colaborou com a formulação das propostas, discutiu assuntos de relevância, tudo num clima amistoso, tão agradável, que até o prefeito Dr. Érico, permaneceu por horas na reunião, tendo inclusive almoçado ao lado dos participantes. Jaimilton Fernandes discorreu sobre a importância da participação popular:  “Vocês são a voz de todos os usuários dos nossos equipamentos, a voz de todos os beneficiários. É muito prazeroso estarmos com vocês buscando o fortalecimento das políticas públicas”, afirmou completando sobre o papel da Assistência. “Nosso trabalho é identificar as necessidades das pessoas  e dar uma direção aos que precisam de nós, encaminhando para quem compete. Enquanto agentes públicos precisamos olhar para cada um de vocês como únicos”, frisou.

Já o gestor municipal, em sua fala, agradeceu a todos pelas presenças, reafirmando o seu desejo de trabalhar de forma democrática, ouvindo a população, decidindo junto com o povo. Dr. Érico disse que essas conferências são fundamentais para que seja traçado um rumo para cada setor do poder municipal, falou sobre o papel primordial da população na Conferência. “Este não é um momento isolado do município, pois as propostas aqui formuladas irão para as Conferências estadual e nacional, por isso é importante a participação de todos. É por meio da participação de vocês que iremos garantir direitos e fortalecer os trabalhos já ofertados”, afirmou.

O regimento foi lido na sua integralidade e após acatada uma sugestão do Sr. Jaimilton, o mesmo foi aprovado por unanimidade. Após uma pequena pausa para o coffee break, Jaimilton Fernandes ministrou a palestra sobre os eixos de trabalho. Para ele a orientação técnica auxilia a população na elaboração das propostas. “Os protagonistas da Assistência Social são os usuários. Precisamos ouvi-los para entender suas necessidades. É somando as nossas técnicas ao conhecimento deles que as propostas são construídas”, explicou.

Um dos objetivos principais da conferência foi definir e avaliar a Política de Assistência Social para aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A formação dos grupos de discussão foi organizada após o almoço, oportunidade em que as propostas foram apresentadas, além de ocorrer a eleição dos delegados e suplentes que representarão o município de Érico Cardoso nas Conferências Estadual e Federal.

Satisfeito com o sucesso dos trabalhos realizados pela Secretaria, bem como pelo Conselho, o prefeito Dr. Érico Cardoso de Azevedo, pontuou que “a Prefeitura tem atendido às necessidades da assistência dentro das possibilidades, e conta com uma equipe competente que está fortalecendo o atendimento com ações e serviços prestados à comunidade. Estamos investindo muito em políticas sociais e vamos investir mais em ações voltadas à proteção do menos favorecidos. ” finalizou o gestor.