O município de Érico Cardoso, permanece firme na dedicação em realizar o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro. Através da Secretaria Municipal de Educação, o ato reune milheres de pessoas, que atraídos pela beleza e importância da homenagem, lotam as ruas e praça da Matriz.
 
Esse ano de 2016, a tradição se manteve, com o desfile  realizado em comemoração ao dia da Independência do Brasil, na tarde desta quarta-feira (7), com a participação das escolas e colégios da sede e área rural. 
 
A participação de um maior número de crianças em relação aos anos anteriores foi um atrativo a mais para o desfile. A vendedora Elisângela Santana, de 40 anos, disse que após participar desfilando no ano passado, agora vem prestigiar sobrinhos e afilhados.
 
Assistir o desfile já uma tradição nas famílias de Érico Cardoso, Paramirim e região. "Adoro assistir ao desfile, acho bonito ver as escolas e os jovens, a organização dos professores, diretores, enfim, de todos colaboradores, gostei de ver mais crianças participando", manifestou Uma senhora, ressaltando ainda que havia sido acompanhada pela neta e bisneta.
 
O Secretário de Educação e organizador do evento, fez uma avaliação positiva e enfatizou a importância da data. "É o momento de cultuar o civismo em todo o país, especialmente pelo momento que o Brasil passa. Contar com um público tão significativo é importante principalmente porque estamos vendo muitos pais trazendo os filhos e fazendo se renovar o patriotismo", contou.