Recebemos de Robertinho, nosso colaborador no município de Boquira, a feliz notícia da escolha de um jovem estudante de escola pública, que agora faz parte da equipe brasileira que embarca para os Estados Unidos, através do Programa Jovens Embaixadores. Tal oportunidade foi criada no ano de 2002. O programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos que tem por objetivo expandir os horizontes de jovens brasileiros da rede pública de ensino que apresentam papel de destaque em sua comunidade.

Após um minucioso processo seletivo, os estudantes selecionados embarcam em uma missão diplomática de inegável caráter humanitário e responsabilidade social, nos Estados Unidos. Veja o relato de Juan sobre o Programa:

 “O Jovens Embaixadores começou para mim a partir do momento em que uma amiga do Pará, a Letícia Maldonado, me encaminhou um site que divulgava o programa. Desconfiado da veracidade, procurei me informar a respeito e logo encontrei incontáveis relatos e mídias de edições anteriores, provando que, de fato, se tratava de algo real. A priori, as informações com as quais tive contato eram sobre os pré-requisitos para a inscrição: cursar ensino médio em escola pública, estar dentro da faixa etária entre 15 e 18 anos; ser economicamente desfavorecido; ter boa proficiência na língua inglesa e bom currículo escolar. Além do requisito mais importante, já ter realizado algum tipo de trabalho voluntário por no mínimo um ano e ainda estar desenvolvendo atividade não remunerada”.

“Uma vez dentro do perfil, realizei o pré-cadastro através do canal oficial do programa no Facebook, seguido do envio de documentos comprobatórios, dentre os quais: boletins escolares, cartas de recomendação e documentos pessoais. A Secretaria de Educação do Estado da Bahia, instituição que escolhi como parceira, ficou responsável por revisar meu formulário, me dando, posteriormente, a resposta de que eu estava convidado a ir realizar as provas presenciais na Associação Cultural Brasil Estados Unidos (ACBEU), em Salvador”. Detalhou.

“Assim, no dia 15 de setembro estive presente para as atividades dinâmicas, entrevista oral e prova escrita discursiva, todas completamente em inglês.  Ainda em setembro, recebi a notícia de que havia passado nas provas e consequentemente, para a próxima etapa da competição, que consistia na visita domiciliar. No dia marcado, uma equipe do Núcleo Territorial Estudantil 12 (NTE-12), da cidade de Macaúbas, compareceu à minha casa para que uma profissional da Coordenação de Desenvolvimento da Educação Básica (CODEB), Sr.ª Amparo Mota, pudesse realizar a entrevista e preparar um relatório completo sobre a minha realidade. Era o que faltava para confirmar minha vaga na semifinal do concurso, portanto, a etapa nacional, não mais estadual.

Nesse ponto, as expectativas já estavam nas alturas, mas, ainda me restava esperar pelo resultado final, o qual foi liberado nesta terça-feira (31/10), no site do Canal Futura, através de uma lista com os nomes dos 50 estudantes brasileiros selecionados para a viagem, que ocorrerá em janeiro de 2018″. Entusiasmado, Juan comentou o feito inédito: “Rapidamente a notícia se espalhou por Boquira cidade onde moro, fazendo com que eu, minha família, amigos e toda a equipe do Colégio Estadual Vilobaldo Campos transbordássemos de felicidade”.  Falando sobre suas expectativas com a viagem, Juan Carlos disse acreditar que “daqui para a frente são as melhores possíveis. Acredito que a experiência de 3 semanas nos Estados Unidos realizando trabalhos voluntários será de grande aprendizado, ganhos sociais e profissionais. Ademais, espero do intercâmbio uma completa imersão na cultura norte americana, de modo que eu conheça novos valores, obtenha ganhos pessoais e expanda os horizontes de possibilidades no meu futuro acadêmico e profissional”. Finalizou o embaixador que orgulha Boquira e região”.

Atualmente o cronograma contempla providenciar a emissão de passaportes e demais documentos necessários com a ajuda da Embaixada, Consulados e também da Instituição Parceira. Conforme ele mesmo declarou, faz-se importante salientar que essa conquista não foi só Juan. Mas, de todas as pessoas que mergulharam na causa, decididas a colaborar com o seu sonho e agora desfrutam do resultado. “Primeiramente, não posso deixar de agradecer a diretora do Colégio Estadual Vilobaldo Campos, Rosana Villasboas, por todo o apoio dispensado desde o início. Também ao colégio, a professora Edvânia Almeida, que foi de fundamental importância nessa caminhada, por ter redigido minha carta de recomendação e por ter acreditado em mim. Agradeço também a toda a minha família, em especial a minha mãe, Fátima Oliveira, ao meu padrasto, Joaquim Batista, aos meus avós e a todos os outros que me incentivaram a todo tempo, assim como meus amigos. Espero que essa conquista sirva de exemplo e possa inspirar muitos outros estudantes que frequentam escolas públicas em todo o país, mostrando que somos capazes de conquistar objetivos dessa magnitude. Não se intimidem com os obstáculos da vida cotidiana. Por fim, espero que o programa continue sensibilizando mentes por todo o país e repaginando inúmeras realidades, além de que outros, assim como eu, poderão não apenas sonhar, mas de fato dizer “USA, here I go!”. Finalizou.