O atual prefeito do município de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira, tem surpreendido não somente o seu eleitorado como a toda população, que se mostra satisfeita com a postura guerreira, inteligente e disposta. Desde que assumiu a chefia do executivo municipal, Roberval não se cansa de buscar alternativas e soluções para as demandas que afligem cada comunidade, demonstrando inteligência e capacidade de negociação, o prefeito realiza maratonas, peregrinando pelos órgãos estaduais, gabinetes de deputados parceiros e de secretários, viagens a Brasília, enfim, Roberval consegue corresponder com projetos, ações e trabalho aos anseios do povo que o elegeu.

Já noticiamos aqui e no jornal O Eco (Impresso), alguns dos resultados positivos de todo esse esforço na reconstrução de um município que se encontrava estagnado, sem perspectiva de desenvolvimento, com graves problemas estruturais. Dom Basílio sentia a precariedade administrativa em todos os aspectos, desde a parte burocrática, no atendimento ao público, nos serviços básicos, na ausência de grandes projetos que alimentassem a esperança desse povo trabalhador, enfim, um período negro que a maioria hoje prefere esquecer.

Com a nova gestão percebe-se uma visão futurista, audaciosos planos de ação, como a recuperação das vias públicas, revitalização de prédios, zelo para com a cidade e as comunidades. Essa mudança de conceito administrativo está exposta na mudança radical implantada, enquanto por anos a fio a prefeitura funcionava num minúsculo prédio, sem as mínimas condições de atendimento, com salas que poderiam ser comparadas a cubículos, incapazes de comportarem o povo, hoje, após pouco mais de seis meses, a população desfruta de um amplo espaço, onde passou a funcionar a sede da Prefeitura, com a organização, de departamentos, localização que permite não apenas melhor acesso, como também oferece conforto e dignidade aos que necessitam dos serviços públicos.

Na última terça-feira (01), nossa reportagem recebeu da assessoria da Deputada Ivana Bastos, notícias de que o prefeito Roberval, mais uma vez, se encontrava em Salvador, com a consciência de que o município está em situação de emergência e necessita de ações efetivas para sanar o problema da falta d’água. Acompanhado da eficiente deputada Ivana Bastos, esteve em audiência com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Cássio Peixoto, expondo as dificuldades, informando oficialmente que Dom Basílio atravessa a pior crise hídrica de sua história, o que causa inúmeros transtornos tanto na zona rural quanto para a sede. Visto isto, juntamente com a parlamentar, o prefeito está atuando para viabilizar a construção da Barragem do Pastim, cujo projeto encontra-se em andamento na Secretaria de Desenvolvimento Rural, porém é necessário também que sejam construídas uma adutora e uma estação de tratamento de água.

Na ocasião, o secretário solicitou que os projetos da adutora e da estação sejam encaminhados ao órgão para que ele possa dar andamento ao pedido. Cássio Peixoto também colocou à secretaria à disposição para atender as necessidades do município, bem como informou que se empenhará para resolver os problemas mais urgentes com o apoio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil e da Embasa.

Foram tratados ainda, durante a audiência, o convênio para a liberação de tubos que ampliará o sistema de abastecimento nas comunidades rurais; bem como o fornecimento de carros-pipas, dentre outros pedidos.

Segundo a deputada, “só através de um trabalho em conjunto é possível melhorar as condições de vida da população. Esse projeto da barragem aliado à adutora e a estação de tratamento garantirá o abastecimento de água do município por muitos anos. Mas também precisamos resolver os problemas mais emergenciais. A secretaria é uma aliada e estamos satisfeitos com o atendimento”, afirmou a deputada.

O prefeito Roberval, como sempre reafirmou o seu compromisso primordial com a solução do abastecimento de água para o município, disse que, se preciso for, lutará ao longo de todo o seu período administrativo, para que isso seja solucionado. Afinal, o seu compromisso e a sua resposta é o Trabalho.