O governador Rui Costa entregou para a população de Brumado nesta quinta-feira (21), a nova ala da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A partir de agora, o hospital passa a contar com dez leitos de UTI adulta e mais dez de UTI Neonatal.

“Com esses novos leitos, o hospital de Brumado passa a poder realizar diversos procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, que antes não estava habilitado a fazer, por não ter uma UTI de retaguarda. Estas unidades, tanto a adulta, quanto a neonatal, vai ajudar a salvar muitas vidas”, destacou o governador.

A unidade hospitalar é considerada de médio porte e faz parte da Rede de Atenção às Urgências e da Rede Cegonha da Região de Saúde de Brumado. O hospital oferece serviços de urgência, atendimento à gestação de alto risco, atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, além de apoio diagnóstico e terapêutico.

O Hospital Municipal de Brumado realiza 70 mil atendimentos por ano, incluindo 60 partos por mês. Segundo o diretor-geral da unidade, Bruno Andrade, os equipamentos fortalecem o acesso integral da população à saúde. “Com a abertura desses leitos, a população fica melhor assistida no que tange a alta complexidade e vai ficar mais fácil o acesso a serviço de qualidade. Além disso, passamos a ter possibilidade de abertura de novos serviços na região em um futuro próximo, como procedimentos de cardiologia intervencionista e neurocirurgia. Ofertas que só serão viabilizadas em função da instalação desses leitos de UTI que foram inaugurados”, explica.

O hospital atende a demandas de 21 municípios, entre eles Araçatuba, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ituaçu, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas, Tanhaçu, Maetinga, e Presidente Jânio Quadros.

Desde a última terça-feira (21), Brumado recebe a Feira de Saúde, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado, que oferece atendimento odontológico e oftalmológico à população. O serviço de oftalmologia foi disponibilizado para 2 mil pessoas e o odontológico para mil pessoas. Também foi realizada a doação de óculos para adultos e crianças que tiveram a indicação sinalizada durante a consulta. Os idosos que apresentaram indicação cirúrgica tiveram suas cirurgias agendadas durante a Feira. Na área de odontologia, foram feitas restaurações, cirurgias de baixa complexidade, tratamento de canal, entre outros serviços. Próteses dentárias foram disponibilizadas para os pacientes que tiveram a necessidade constatada.

O governador entregou, ainda, cinco ambulâncias para os municípios de Calculé, Bom Jesus da Serra, Anagé, Botuporã e Ibiassucê.

Infraestrutura – O governador Rui Costa também inaugurou em Brumado a pavimentação da via que liga a sede do município ao Instituto Federal da Bahia. No local trafegam cerca de 120 veículos por dia e a obra realizada em trecho de pouco mais de um quilômetro leva mais segurança para quem precisa transitar diariamente no local. A obra vai beneficiar mais de 98 mil habitantes da região, distribuídos entre Aracatu, Malhada de Pedra, Dom Basílio e Brumado.