Está acontecendo em diversas cidades da nossa região, um dos maiores retrocessos quanto à distribuição de água através de carros pipa, serviço que é administrado pelo Exército Brasileiro.

Segundo informações de fontes seguras, estão sendo adotadas medidas de contenção de gastos, sendo que as localidades de todos os municípios da nossa região estão sendo prejudicada. Acontece que, a distribuição era feita nas residências, enchendo os reservatórios das mesmas, com as mudanças, estão sendo posicionadas caixas d'água em locais específico, as quais recebem a água dos carros pipa e dali os moradores devem retirar a água para o consumo.

A logística imposta pelo novo sistema de distribuição, está provocando o retrocesso e a volta da lata d'água na cabeça. Os moradores das comunidades voltam a caminhar longas distâncias até o reservatório para adquirirem o precioso líquido. Existem relatos de que em Caturama e Ibipitanga por exemplo, famílias chegam a caminhar mais de 5 quilômetros para apanhar a água. Um triste cenário de desrespeito para com o povo sofrido do interior dos municípios afetados pela seca.

Apesar da afirmação do ministro Raul Jungmann, que garantiu aos 4 milhões de nordestinos que recebem água por meio da Operação Carro-Pipa permanecerão sendo assistidos, com a nova forma de distribuição isso deixa de acontecer.

Ao ministro da Defesa, um dos prefeitos das cidades atingidas, manifestou preocupação diante de boatos sobre a redução do programa. O Ministro retrucou: “Não faltarão recursos para abastecimento de água. Estou desmentido esses boatos categoricamente para todo o País”, afirmou Jungmann. Porém, não é isso que vem ocorrendo na nossa região.

A Operação Carro-Pipa federal é subordinada ao Exército Brasileiro e deve fechar 2016 com a destinação de R$ 1,06 bilhão, um incremento de 15,3% em relação aos R$ 920,8 milhões de 2015. Recursos federais é dinheiro do povo, que tem o direito de receber atendimento com dignidade.

Operação Carro-Pipa – Os municípios que foram inclusos na Operação Carro-Pipa, formalizaram a intenção junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), fornecem todo o suporte necessário para tal ação em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI). A Operação Carro-Pipa tem o objetivo de alterar positivamente a realidade daqueles que realmente necessitam da água potável e sentem na pele a estiagem prolongada no semiárido brasileiro. Não se pode admitir que para ter acesso à água, famílias passem por tamanhas dificuldades devido ao retrocesso anunciado.