Ato solene do PRÊMIO ECO 2016, foi conduzido pelo jornalista Samuel Rodrigues, diretor-presidente do grupo O Eco de Comunicação, que contou com a parceria do consagrado comunicador Neto Leão, além dos colaboradores: advogado Dr. Lucas Iago; a advogada Drª Carol Sulivam; a jovem colaboradora Lavínia Thereza, bem como da parceira e corresponsável pelo sucesso deste empreendimento jornalístico, a Assistente Social, jornalista e empresária Sandra Neves.

Diversos foram os homenageados da noite, obedecendo inicialmente ao critério da pesquisa de opinião e simpatia popular, nos diversos ramos de atuação empresarial e de profissionais liberais. Também aconteceram homenagens propostas pela equipe de jornalismo, que de forma ética e democrática, elegeram nomes que mereciam tal homenagem pela postura e ações desenvolvidas.

Conforme já divulgado, o forrozeiro Zé de Chico, o Professor Raymundo Vianna, o cantor Renan do Santarém, o Juiz da Comarca de Paramirim e o prefeito do Município Dr. Júlio Bernardo, além de diversas outras personalidades, receberam não somente o reconhecimento da Imprensa, como também de todos os presentes, numa noite de confraternização, que marcou o aniversário desse veículo de comunicação.

Iniciando com uma homenagem póstuma a um artista do povo, que nasceu e viveu alegrando eventos com sua voz inconfundível e seu carisma. Falamos do Forrozeiro filho de Rio do Pires, Zé de Chico, recebeu a homenagem, o herdeiro biológico e musical, LELÉU.

Cumprindo com o seu papel social, que inclui o reconhecimento `a personalidades e autoridades que são destaque, a imprensa buscou fazer justiça, ao parabenizar de público e homenagear um magistrado que com sua postura humilde, sensível e humana, modificou para sempre o conceito da população desta Comarca, que antes temia a figura de um Juiz. Inaugurando nessa região o acesso direto do povo, ele não deixou de ser Juiz, autoridade que cumpre fielmente o seu mister, que pune os infratores, agindo de forma imparcial e eficiente, sentencia aqueles que ferem a Lei. Porém, demonstrou a todos nós, que um Juiz também é gente, participando e orientando a comunidade com a simplicidade de um bom pai, que orienta, educa e acima de tudo, zela pelo ser humano. Foi homenageado Dr. GLEISON SOARES JUIZ DA COMARCA DE PARAMIRIM.

EXEMPLO DE SUPERAÇÃO – Um jovem que esteve no evento quando criança, demonstrando um bonito exemplo de superação. Apesar de sua deficiência visual, ele foi um valente, um sertanejo forte, que desenvolveu talento para a música e nesta data retornou para mais um reconhecimento público da Imprensa, pela sua desenvoltura, inteligência e criatividade artística e cultural. O cantor, poeta e compositor RENAN DO SANTARÉM.

O Jornal O Eco teve a honra de homenagear de forma solene, o representante da gloriosa Polícia Militar, comandante que é destaque não somente pelo brilhante trabalho à frente das companhias as quais comanda, como também, pelo belíssimo trabalho social e educativo, atuando nos diversos segmentos sociais, de forma preventiva, colabora com ensinamentos valiosos para jovens e adultos. MAJOR PM IRLANDO OLIVEIRA.

No quesito Bar e restaurante, venceu pela criatividade e inovação, com um cardápio exclusivo e excelente atendimento, o mais novo point da cidade, RESTAURANTE ROYAL.

Empreendimento consolidado há anos no ramo de material para construção, diferencia-se pela excelência no atendimento, qualidade dos seus produtos e preços atrativos, recebeu a homenagem a CONSTRULAR MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO.

Foram também agraciados com o Prêmio, três profissionais da área de odontologia, que foram destaque durante o ano de 2016 em suas respectivas especialidades: – Drª FABIANE RIOS OLIVEIRA AZEVEDO – ESPECIALISTA EM ENDONDONTIA; Dr. TIAGO LESSA BRANDÃO – ESPECIALISTA EM IMPLANTANDONTIA, PERIODONTIA E CIRURGIA ORAL e  Dr. ANDERSON CARLOS CARDOSO – ESPECIALISTA EM ORTODONTIA E CLINICO GERAL.

Pela sua dedicação e incentivo ao esporte, atuando na organização de torneios, promovendo a integração de jovens e adultos. Também pelo esforço na valorização da cultura, incentivo à realização dos folguedos populares em Érico Cardoso, foi homenageado o PROFESSOR EDVALDO FLORES.

No quesito DISTRIBUIDORA DE GÁS, também por vários anos, vence AQUILINO BARBOSA TRINDADE.

Em tempos de conscientização e zelo quando o assunto é atividade física e saúde, nada melhor do que estar num ambiente adequado, assistido por profissionais capacitados. Por isso a maioria escolheu e O Eco homenageou a ACADEMIA PHYSICAL.

Há anos consecutivos, no quesito clínica médica, vence a pesquisa do Eco a CLINICA DOCTOR’S CENTER.

Também foi homenageado um profissional que conquistou seu espaço com talento, humildade e ética no trato com as causas a ele confiadas e relacionamento digno com seus clientes. Por mais de uma década, eleito o advogado destaque – Dr. MARCELO BRITTO.

Pela brilhante desenvoltura na pasta que lhe foi confiada, sendo destaque não somente em Paramirim e região, como também premiado a nível estadual e federal. Foi homenageado o Secretário de Saúde – JOSÉ ARLINDO BARBOSA.

Homenageado após a apresentação de um documentário, em reconhecimento ao trabalho em prol da região, o ilustre filho da terra, que muito nos honra, PROFESSOR RAYMUNDO VIANNA.

Com simplicidade, respeito e dedicação de anos à serviço do município, esteve por mais um ano presente ao cerimonial para receber a homenagem, o funcionário – REGINALDO ALVES.

Profissional empreendedor, que ganhou a confiança da população e hoje é disparadamente o mais requisitado na sua área de atuação. Foi premiado o ENGENHEIRO CIVIL DARLAN CHAVES DE MAGALHÃES.

Homenagem do Jornal O Eco a uma empresa especializada na gestão, consultoria e assessoria social, que através de profissionais dotados de elevada qualificação, colabora de forma decisiva para que as ações e recursos destinados a programas, cumpram seus objetivos sociais, orientando gestores, para a correta administração desta que é uma das áreas mais requisitada nas administrações municipais. Falamos da – AS ASSESSORIA E CONSULTORIA SOCIAL

O Eco buscou saber dos entrevistados qual a entidade recreativa mereceria destaque no município de Paramirim. Venceu com tranquila margem a – ASSOCIAÇÃO  ASSOSÊNIOR DE PARAMIRIM.

Um líder de origem humilde, que ao longo da sua vida pública galgou diversos degraus. Foi vereador, exerceu a presidência da Câmara, eleito vice-prefeito no pleito passado, por consequência do destino, com o Falecimento do prefeito à época, assumiu a chefia do executivo municipal. Cuidou do seu povo, apesar das limitações, conseguiu superar obstáculos e mesmo em eleição apertada, recebeu o aval da maioria da população para dar continuidade aos seus projetos para Botuporã. Foi homenageado o prefeito reeleito – OTAVIANO JOAQUIM FILHO (TAVIM).

Ainda que com aparência de menino, porém, com a humildade dos sábios, o coração bondoso e o desejo de ajudar o próximo, ele recebeu a grande responsabilidade de zelar não somente pela saúde do seu povo como vinha fazendo. Agora, prefeito eleito, tem o dever de guiar os destinos do executivo local. Que Deus o ilumine. Também foi homenageado – Dr. PAULO MENDONÇA, PREFEITO ELEITO DE CATURAMA.

Apesar de não poder estar presente por força maior, foi lembrado pela sua conquista, o empreendedor, que desde muito cedo aprendeu que somente o trabalho honesto dignifica o homem. Lutou muito e conseguiu a tão sonhada estabilidade, tornando-se um empresário de sucesso e respeito. Buscando contribuir com a coletividade, emprestando a sua experiência, ingressou na vida pública. Primeiro experimentou decepção, para hoje, com certeza, valorizar muito mais a sua vitória. Falamos do prefeito eleito de Livramento de Nossa Senhora – RICARDO RIBEIRO (RICARDINHO).

Um dos mais jovens prefeito eleito da região e da Bahia. Dedicado às causas sociais, sindicalista que acredita na união de forças para a busca por dias melhores. Ele se preparou desde muito cedo para esta missão, espelhou-se no seu pai e tornou-se um líder carismático, simples, que ouve e fala a língua do povo. Com uma vitória expressiva venceu as eleições e na cerimônia, recebeu a homenagem do Jornal O Eco – GILVÂNIO SANTOS (VÂNIO) – PREFEITO ELEITO DE RIO DO PIRES.

Há alguns anos ele não exerce cargo eletivo, porém, continua atuante como um dos mais respeitados líderes da sua terra. Em reconhecimento a todo o seu trabalho benéfico em prol da população de Rio do Pires, em agradecimento ao respeito e incentivo ao jornal O Eco desde o início da nossa caminhada. Homenageamos o ETERNO PREFEITO GILDÁSIO ANTÔNIO DOS SANTOS.

Destaque pela sua atuação competente e conciliadora, pela forma humana de tratar, ganhou a simpatia da maioria e é querido em sua terra. Dr. LAÉRCIO NARDES – SECRETÁRIO MUNICIPAL EM RIO DO PIRES.

Um jovem de origem humilde, nascido na área rural, já experimentou todo o sofrimento de um sertanejo. Muito cedo teve que deixar o sertão, venceu lá fora e trouxe na sua bagagem de volta, não somente as conquistas materiais, como também o desejo de servir ao seu próximo. O Jornal O Eco profetizou há anos, que ele se tornaria o prefeito. Assim aconteceu em 2016. Com uma margem folgada de votos, o jovem empresário que deseja dar continuidade ao progresso de Ibipitanga, chega ao cargo máximo do executivo. Falamos do PREFEITO ELEITO DE IBIPITANGA EDILSON EDYPAN.

O Jornal O Eco teve a honra de incentivar o início da sua vida pública, por acreditar no seu potencial, nas suas ideias e principalmente por enxergar a capacidade de poder gerir bem o seu município. Esse jovem desbravador e corajoso encarou o desafio, lutou com todas as velhas raposas da política e neste ano de 2016, superou todos eles juntos, dando uma surra de votos, elegeu-se prefeito com uma frente de 62,91% dos votos válidos. Rogamos a Deus que o nosso homenageado realize um governo que corresponda a tamanha expectativa. Recebeu o Prêmio O Eco 2016 o PREFEITO ELEITO DE BOQUIRA LUCIANO DE OLIVEIRA E SILVA.

Esta homenagem do Jornal O Eco, se dá pela história de lutas e conquistas desde a sua época de estudante, pelo empenho na aquisição da residência estudantil em Salvador, pela trajetória marcante como vereador, pelo amor aos pobres, pela dedicação às causas dos menos favorecidos, pelo incentivo à cultura, enfim, por todas as obras que marcaram o seu nome de forma indelével na história de Paramirim, convidamos o advogado – Dr. ANTÔNIO GILVANDRO MARTINS NEVES;

Dando continuidade às homenagens, recebeu o prêmio, os representantes da empresa de informática que é sinônimo de competência em serviços de internet – PARAMIRIM NET.

Apesar do pouco tempo de atuação, sob nova direção, conquistou o público consumidor e desponta como o mais citado na pesquisa de preferência e simpatia popular, o AUTO POSTO SANTO ANTÔNIO.

Em reconhecimento ao bom trabalho realizado nos municípios de Paramirim e Érico Cardoso, combatendo o crime, buscando manter a ordem e a segurança da população, em nome de todos os demais agentes, através do agente Cardoso, recebeu a premiação  a Delegada da Polícia Civil – DR.ª MARIA HELENA.

Por vários anos consecutivos, esta profissional se faz presente à este evento, sendo homenageada pelo trabalho dedicado, que a população reconhece e aprova. Prêmio Eco para a BIOQUÍMICA LIZ TEREZA.

Homenagem a um artesão paramirinhense, que com o dom de esculpir, transforma rejeitos em belíssimas obras de arte, sem agredir a natureza, sem derrubar uma única árvore, produz peças decorativas e utilitárias. Com sua arte aponta o caminho da dignidade, honestidade e caráter, virtudes que fizeram desse senhor, um exemplo de pai, avô e cidadão de bem. Muito aplaudido, foi premiado  TÕE LEDO ARTEZANATO.

Empresa que se destaca na região, chegou para revolucionar o seu segmento em Paramirim, estamos falando do líder em vendas e na preferência do consumidor – A & C SUPERMERCADOS.

Uma das mais tradicionais do seu ramo de atividade, cujo proprietário é uma figura ilustre em nossa região, continua sendo o maior garoto propaganda da LOJA DE TECIDOS – CASA BARBOSA LEÃO.

Nossa homenagem também contemplou o jovem mestre, que além de repassar a prática esportiva aos seus alunos, desenvolve projetos de inclusão social, através desse esporte – MESTRE TIM TIM DA CAPOEIRA MARANA.

Reconhecimento merecido a um dos veteranos do poder legislativo, que exerceu diversos mandatos, tendo sido presidente da casa também por diversas oportunidades e que agora, por opção pessoal não concorreu. Pelos serviços prestados à comunidade, VEREADOR PRESIDENTE JOÃO TEIXEIRA RAMOS.

E dando continuidade às homenagens da noite, em reconhecimento ao desempenho nas urnas, finalmente, após longa ausência, Paramirim volta a contar com a presença feminina na Câmara Municipal.  A vereadora eleita, SENDO A mais votada do município – MÁRCIA BARBOSA.

Um EXEMPLO DE SUPERAÇÃO que nesse momento tem o reconhecimento da imprensa, o jovem nascido na extinta comunidade Lagoa do Mato, hoje inundada pelas águas do Zabumbão. Este jovem desbravador, filho de humilde família de lavradores, com muita força de vontade, quebrou paradigmas, cursou a Universidade Federal, tornando-se cirurgião dentista, Dr. DIOGO AMARAL.

Homenagem pelo seu desempenho na busca por alternativas viáveis e seguras na utilização dos nossos recursos hídricos. Encampa uma luta por atenção dos governantes aos problemas enfrentados na região quanto ao abastecimento de água. O PRESIDENTE DO COMITÊ DE BACIAS  ANSELMO CAIRES.

No quesito perfumaria, venceu por mais um ano, com margem folgada, – O BOTICÁRIO PERFUMARIA E COSMÉTICOS.

Ele despontou para a vida pública com a energia vibrante, o desejo de colaborar mais de perto para as conquistas das famílias em especial dos mais carentes. Demonstrou carisma e poder de convencimento, sendo o VEREADOR MAIS VOTADO DE RIO DO PIRES, LIANO SILVA.

Um jovem médico que desde o início da sua vida profissional, buscou praticar o bem, zelar dos seus irmãos, independentemente de cor ou condição financeira. Na política demonstrou ser um bom combatente, não se intimidou com algumas decepções, continuou o seu trabalho e em 2016, obteve o reconhecimento merecido, sendo eleito prefeito da terra a qual ele tem a honra de carregar no nome. Em virtude de plantão médico, Dr. ÉRICO DE ÉRICO CARDOSO foi representado pelo irmão, vereador Léo Azevedo.

Nossa homenagem a um guerreiro, que demonstrou competência ao longo dos anos, uma pessoa dotada de ideias, que nesse ano de 2016, foi decisivo para o sucesso do jovem grupo político que quer mudar o conceito de administração pública no seu município. Falamos do Atuante ALAN FRANÇA DE BOQUIRA.

Também presente prestigiando o evento do jornal, foi Premiado como destaque durante os últimos oito anos, não somente no município que ele administra, no qual provocou a maior revolução político/administrativa da história. Como também recebeu o reconhecimento da população regional e de autoridades estaduais e federais, por ter brilhado na condição de prefeito, estando entre os melhores da região e da Bahia. Ele deixa o executivo em 31 de dezembro, tendo realizado muito por sua gente, que lhe será sempre grata. Trata-se do atual prefeito de IBIPITANGA HUMBERTO RODRIGUES (BETO).

O Jornal O Eco teve a honra de na oportunidade homenagear pelo seu esforço, pela competência como empreendedor, pela visão futurista, como diretor de uma grande instituição de ensino superior. Um homem desbravador que enxerga oportunidades e empenha-se para que projetos aconteçam. Ele é um dos principais responsáveis pela chegada da Universidade FAINOR no Vale do Paramirim e região. Falamos do Diretor Geral da FAINOR PROFESSOR DOUTOR LARRY SOARES.

Representado pelo Vereador/Professor Luís Eugênio, o dinâmico e persistente líder, que tem um objetivo para com o seu município e por ele lutou. Após anos de batalhas, finalmente conseguiu convencer a maioria da população de que a sua forma de pensar a administração pública, seria a melhor para o momento. As pesquisas do Jornal O Eco demonstraram o desejo de mudança da população e as urnas confirmaram exatamente os mesmos números, dando a vitória ao PREFEITO ELEITO DE DOM BASÍLIO – ROBERVAL DE CASSIA MEIRA.

Imaginem um jovem educado, um profissional do bem, com ideias inovadoras e o desejo latente de contribuir para a melhoria de vida dos seus irmãos. Sua postura conquistou a maioria da população que aclamou o seu nome para ser vice-prefeito na chapa vitoriosa. Falamos de DANILO VASCONCELOS VICE-PREFEITO ELEITO DE BOQUIRA.

Homenageamos agora o parceiro de Vânio, aquele que acreditando e comungando com as ideias inovadoras de Vânio, deixou o seu antigo grupo político, trazendo também novas propostas para Rio do Pires, tornou-se um aliado para a luta por dias melhores. Homenageamos o – VICE-PREFEITO ELEITO DE RIO DO PIRES JOSÉ NILTON PEREIRA COSTA – DÉY.

Encerrando A NOITE DE PREMIAÇÃO, fizemos questão de homenagear uma figura política que tanto bem promoveu à sua terra. Homem à frente do seu tempo, que projetou Paramirim em todos os aspectos: infraestrutura, assistência social, educação, lazer, cultura, enfim, um gestor que marcou época, tendo na área de saúde, se dedicado de tal forma, que o município se tornou referência para toda uma região. ATUAL PREFEITO DE PARAMIRIM, Dr. JÚLIO BERNARDO.