Reunindo  quase a totalidade dos profissionais da Educação, contando com a Presença do Prefeito do Município Luciano de Oliveira e Silva, do vice-prefeito Danilo Vasconcelos, Presidente da Câmara Aélson Gonçalves, Secretários Municipais, convidados de honra, mestres em educação, à exemplo dos palestrantes: Prof. Mestre e consultor pedagógico Uberdan  Cardoso e o psicólogo Juliano Almeida, representante da Faculdade Independente do Nordeste FAINOR, também o advogado Dr. Lucas Iago Neves Silva Lima, que detalhou aos presentes a parceria firmada entre a Prefeitura e a Faculdade, ato que projetará a educação nos mais diversos aspectos, o que proporcionará oportunidades a todos estudantes de Boquira.

Comandando os trabalhos, esteve o novo Secretário Municipal de Educação, Professor Izaac Rodrigues Gomes, jovem talento, que já demonstra competência nos primeiros dias de sua gestão, inovando com posturas e programas futuristas, ampliando assim não somente os horizontes dos profissionais responsáveis pela educação no município, como as possibilidades de sucesso dos alunos da rede, que passam a contar com um novo conceito de aprendizado, tendo como foco os avanços de métodos aliados à tecnologia. Izaac em sua fala, demonstrou habilidade no diálogo, determinação no seu mister e o desejo latente de agir em busca do melhor, sempre pautado dentro dos princípios da legalidade, ética e transparência.

A jornada pedagógica que se iniciou dia 01 de fevereiro, estendeu-se até o dia 02, com uma programação diversificada e muito proveitosa. Idealizada com carinho, promoveu a integração, instigando professores, diretores, coordenadores e demais servidores da educação, a iniciarem com entusiasmo o ano letivo. Conforme ressaltou o Secretário, “Todos os direitos serão assegurados dentro do que determina a Lei, inclusive os benefícios e aumentos Salariais.

O prefeito Municipal Luciano, realçou todas as atividades já realizadas, seja no aspecto físico, ou na estrutura pedagógica, como parcerias que trarão grandes oportunidades aos jovens estudantes, declarou ainda:  “Entendemos que a melhoria da educação não se dá somente pela construção, ampliação e reforma de escolas, transporte escolar e merenda de qualidade, mas também pelos investimentos em formação, pelo pagamento em dia de nossos profissionais… Eu sei que é um desafio muito grande para um prefeito administrar as diversas escolas municipais de Boquira em período de crise, com os recursos escassos, mas eu estou com muita garra para investir em educação e fazer o melhor pelo nosso município. Afinal, entendo que esta é a área por onde todo o progresso de um povo se inicia”.

O advogado, Coordenador do CEJUSC Paramirim e Representante da FAINOR na região, Dr. Lucas Iago, Detalhou sobre o desejo da administração e da Secretaria Municipal de Educação de Boquira em Buscar uma forte parceria com a Faculdade, convidando a refletir sobre a importância da formação continuada de professores, sendo que está um direito e um dever, destacando algumas alternativas para que o professor tenha seu reconhecimento como cidadão além da importância de que este profissional seja respeitado em no exercício de suas atividades, porém deverão executar ações comprometidas com o trabalho educativo de qualidade.  “Entendemos, desse modo, que a formação continuada é urgente e necessária não meramente para desenvolver artefatos técnicos, mas, principalmente como espaço para o diálogo, a reflexão e troca de experiências entre docentes e os mestres/doutores da FAINOR”. Afirmou.

“Este é um novo tempo que estamos vivenciando; é um marco para o engrandecimento da escola e da comunidade Boquirense como um todo, pois representa os anseios de anos, de alunos, de pais e de todos que fazem parte das unidades escolares. Aos que buscam ao longo do tempo, um espaço de referência para aprendizagem. Toda essa nossa expectativa agora, está na certeza de realidade, as mudanças inseridas, somente foram possíveis graças a sensibilidade do prefeito Luciano e especialmente do Secretário Municipal de Educação, Izaac Rodrigues e sua equipe, que trabalham em prol do fortalecimento da educação do nosso município, oferecendo capacitações, reformas, novas tecnologias, enfim, todo o suporte necessário no sentido de reconhecer que para mudar e alcançar o sucesso do sistema de educação, são imprescindíveis investimentos, condições de trabalho e ambiente prazeroso para disseminação de saberes. Isso só é possível quando existe o compromisso, a responsabilidade e a vontade dos gestores públicos em entender a missão da educação pública como formadora e transformadora da realidade na qual estamos inseridos”. Disse o Secretário de Administração Evandro Novais.