Conforme é praxe na conduta fiscalizadora do Jornal O Eco, que há mais de 20 anos atua no ramo jornalístico da região, estando também entre os mais conceituados Institutos de Pesquisas do interior baiano, aconteceu nas duas últimas semanas, a primeira rodada de pesquisas de opinião pública, nos municípios de circulação do periódico, com o objetivo de avaliar o desempenho de gestores públicos municipais, nos seus primeiros atos desse novo período administrativo.

Essa é uma fórmula ética, imparcial e transparente de análise, ouvindo diretamente o cidadão, para que se tenha uma noção exata, dentro dos mais rigorosos parâmetros estatísticos, através do método de amostragem, obedecendo técnicas consagradas, conseguimos extrair a verdade na opinião popular, sobre atos e condutas de agentes públicos eleitos para gerir os recursos e promover o bem comum.

Adiantamos aqui, uma prévia do que será detalhado no jornal impresso. Dados sobre o município de Livramento de Nossa Senhora, onde o Eco atuou de forma incisiva no pleito passado, apontando com precisão os resultados confirmados nas urnas.

Os números indicam inicialmente, certa apreensão dos entrevistados, no que diz respeito a atuação do novo gestor. Talvez, parte desse desapontamento esteja ligado a fatores como a estonteante crise financeira pela qual atravessa os municípios, aliado ao descrédito dos políticos no momento de tantos escândalos. Fato é que o Jornal O Eco, apurou junto aos entrevistados, que a gestão de Ricardinho nesse início é considerada ótima por apenas 07%, os que afirmam ser boa somam 11%, regular recebeu a indicação de exatos 21%, enquanto os que afirmam ser ruim esses primeiros meses somam 29% e outros 18% declararam ser péssimo esse início de administração. 14% dos ouvidos pela pesquisa, disseram não saber ou não quiseram opinar. Tal resultado aponta 47% de desaprovação (Ruim e Péssimo), em face de apenas 18% de aprovação (ótima e boa).

Apesar de delicada a situação, o novo gestor tem oportunidade e tempo suficientes para reverter tal quadro, afinal são pouco menos de quatro meses, ou seja, estamos avaliando o início de uma administração que perdurará por quatro anos.

Quando indagados sobre as promessas de governo do atual prefeito, não somente as que estão registradas junto ao TSE em forma de propostas, como as demais proferidas em reuniões e palanques, apenas 15% dos entrevistados afirmam acreditar que o prefeito cumprirá completamente, enquanto 22% declaram que o gestor cumprirá em partes, 46% disseram não acreditar que Ricardinho cumprirá as suas promessas e 17% não souberam ou preferiram não opinar.

Outros gráficos e demais dados exemplificam esse primeiro levantamento estatístico realizado pelo jornal O Eco – Plataforma 4 Comunicação e Marketing – CNPJ: 08.624.076/000108 – CONRE 021/2008, ouvindo 524 pessoas pelo sistema de amostragem nos dias 20, 21 e 22 de abril.

O jornal O Eco, conforme já anunciado, trará na sua edição impressa, uma série de pesquisas de avaliação, que certamente colaborarão não apenas para a informação dos moradores da região, como também para que gestores bem intencionados, se orientem sobre a realidade dos seus municípios e busquem se alinhar com os anseios populares para que obtenham êxito na missão a eles confiada.