Uma inesquecível homenagem foi carinhosamente preparada para marcar de forma indelével o reconhecimento ao trabalho de um dos nomes que melhor representa toda a saga dos profissionais de saúde, o renomado médico anestesista Dr. Jurandir Martins Leão, cuja história de vida profissional se confunde com as lutas em prol da saúde de qualidade no Vale do Paramirim e adjacências.

Em um gesto nobre e surpreendente, funcionários, representantes da sociedade, familiares e profissionais da área, independentemente de convicções, estilos ou tempo de atividade, reuniram-se para homenagearem “o mestre” Dr. Jurandir, homem de imensurável capacidade, conhecimento e experiência, que é considerado não somente um dos melhores médicos da Bahia, como também referência para diversas gerações que o estimam e admiram.

Dr. Jurandir Leão, é um homem de personalidade forte, ideias firmes, profissional exemplar, que pautou a sua conduta dentro do que há de correto na medicina, nasceu com o dom que se aflorou e ganhou fama, não através de propaganda, mas no trato diário com as dificuldades de cada paciente, na responsabilidade dos seus diagnósticos e acima de tudo, na preocupação em cumprir com zelo a sua missão. Não é surpresa que há 20 anos, desde que o Jornal O Eco realiza pesquisas para avaliação profissional, que na sua função, Dr. Jurandir é campeão na preferência popular.

Apesar de singela, a homenagem ocorrida hoje (14), na reinauguração do Centro Cirúrgico do Hospital José Américo, na sede de Paramirim, que ganhou o seu nome em representação ao carinho e reconhecimento da comunidade regional, que aplaude de pé toda uma trajetória de mais de 40 anos dedicados a salvar vidas. Certamente nem o próprio homenageado, sabia que seu destino estava traçado e que nele estava implícita a tão sublime missão. Ser um profissional de saúde não é como qualquer outra profissão é acima de tudo uma vocação, já que muitos abdicam da convivência familiar em prol do chamado urgente. Por isso, tudo o que fez teve um objetivo e na maioria das vezes, a recompensa foi o sorriso amável daqueles que necessitavam de mãos habilidosas para recobrar a saúde.

Diversas mensagens de gratidão e reconhecimento foram proferidas, manifestações que emocionaram o coração do grande médico. Jurandir que também possui uma longa história de militância social e política, abraçou e recebeu o carinho de familiares, amigos de longas datas, pacientes apaixonados, enfim, momentos de extrema emoção, que marcam a vida de vitórias desse que também foi um dos propulsores do atendimento médico igualitário e gratuito, um dos principais articuladores para a criação, fortalecimento e manutenção do Hospital José Américo Resende, entidade de saúde que abrigou e permanece sendo alternativa de salvação para milhares de pacientes ao longo de décadas.

“Cuidar de pessoas doentes é provar todos os dias da misericórdia e dos milagres de Deus. É saber que a vida é apenas um sopro. Ser médico implica muito mais que apenas clinicar, implica ser um pouco de pai, de conselheiro. A dedicação à profissão é sua marca, espírito de luta a sua bandeira. Estar sempre pronto para qualquer chamado, ainda que seja na noite ou de madrugada. É estar sempre pronto para enfrentar a dor do outro, é saber que toda a sua vontade e conhecimento tem sido essencial para salvar vidas. É saber lidar com o amor e com a dor, lado a lado e viver com o ganho e a perda todos os dias. É ver partir gente que cumpriu o que precisava por aqui e ver nascer gente nova que tem muito o que fazer pela frente. É acreditar que cada dia faz, de fato, uma grande diferença”. Parabéns Mestre! A saúde de Paramirim e região sempre lhe será grata.