Descoberta de Gás Natural provoca rebuliço na Chapada Diamantina

A possível descoberta de um campo de gás natural na zona rural de Utinga, Chapada Diamantina, vem agitando a população da cidade. A descoberta se deu de maneira inusitada. Uma empresa estava perfurando poços artesianos no distrito de Cambuí, quarta-feira passada, quando foram surpreendidos por uma grande rajada de fogo.

O episódio se repetiu em outro poço da região, a cerca de um quilômetro de distância. As autoridades locais ainda não sabem se as labaredas foram mesmo originadas por gás natural. Agora, o município vive a expectativa da descoberta também de petróleo, já que o gás normalmente fica sobre uma reserva de óleo.

A probabilidade de injeção de altos recursos na economia por meio de royalties é o assunto da vez entre moradores, empresários e políticos de Utinga 

Alívio
Petrobras e Ministério das Minas e Energia já foram contatados pela prefeitura da cidade, que solicitou análises mais detalhadas. Com cerca de 20 mil habitantes, enfrentando uma seca severa e tendo como principal fonte de renda os repasses federais, Utinga ganharia um impulso e tanto para sair da crise.

“É preciso saber se esse gás tem valor, mas a probabilidade nos anima muito”, disse o prefeito Joyuson Vieira (PSL). A seca, curiosamente, foi o que levou à perfuração de poços e a consequente descoberta.

 

Comentários

*