Sanfoneiros ampliam campanha 'Devolva Meu São João' por mais espaço nos festejos juninos

Sanfoneiros ampliam campanha 'Devolva Meu São João' por mais espaço nos festejos juninos
 
Os músicos Joquinha Gonzaga e Chambinho do Acordeon lançaram a campanha “Devolvam o nosso São João", que denuncia uma descaracterização do São João nas programações dos festejos públicos.
 
De acordo com o jornal Diário do Pernambuco, o manifesto, que ocorre nas redes sociais, conta com a participação de dezenas de músicos de diversos estados do Nordeste. Portando cartazes de protesto, eles chamam a atenção para o espaço dedicado aos gêneros tradicionais em um dos principais festejos da cultura nordestina. 
 
O herdeiro do Rei do Baião, Joquinha Gonzaga acredita que os principais motivos para a perda de território nos festejos da época são a falta de aporte da iniciativa pública e as negociações com grandes empresas de entretenimento, que decidem as atrações. 
 
No manifesto político-cultural, o músicos apontam que a desproporcionalidade entre artistas diretamente ligados aos gêneros tradicionais, como o forró pé-de-serra e o baião, e atrações de outros estilos e estados ocorre, em diversos festejos do país.

Comentários

*