RIO DE CONTAS - Inauguração de loja Valoriza o artesanato rural

ilustra
 
Valorização da arte local. Uma parceria da Prefeitura de Rio de Contas e o governo do estado, inaugurará uma loja de artesanato no povoado de Barra do Brumado, zona rural do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, será inaugurada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nesta sexta-feira (16), às 15h. 
 
A solenidade de inauguração vai contar com apresentações culturais e a presença da titular da Setre, Olívia Santana. Essa loja vai comercializar roupas de cama e artigos de decoração e de vestuário produzidos por 30 artesãs das comunidades quilombolas de Barra do Brumado, Bananal e Riacho das Pedras.
 
 
A técnica utilizada na confecção das peças é o crivo rústico, um bordado feito a partir do entrelace dos fios de tecidos de algodão. O espaço é fruto de um investimento de mais de R$ 112 mil, com o objetivo de criar alternativas de geração de renda e trabalho para a população, através do resgate da tradição do artesanato. Além da reforma da loja e da aquisição do mobiliário, os recursos foram empregados na realização de cursos de corte e costura e na compra de matéria prima para produção das peças.
 
Matriz Africana
A inauguração da loja integra o projeto “Mulheres Quilombolas de Rio de Contas na Chapada Diamantina, seus Saberes e Fazeres”, executado pela Associação de Mulheres Artesãs Quilombolas de Barra, Bananal e Riacho das Pedras. A iniciativa é uma das 54 propostas selecionadas pela Setre, por meio do Edital de Apoio a Empreendimentos de Economia Solidária de Matriz Africana.
 
Essa ação prevê também a comercialização dos produtos pela internet e em feiras regionais, estaduais e nacionais de economia solidária. Além de promover a inserção produtiva das mulheres, através de práticas coletivas e solidárias, o projeto contribui no fortalecimento da identidade quilombola.

Comentários

*