Superadas as dificuldades herdadas, recolocando a casa em ordem, o prefeito e sua equipe empreenderam esforços, buscaram auxílio e nos dias atuais, já vislumbram novos horizontes. Adotando uma postura de trabalho contínuo e expectativas positivas para uma administração que possui identidade, a atual gestão já anuncia um leque de realizações, obras, equipamentos e serviços implantados para a melhoria da qualidade de vida da população.

Visivelmente esperançoso em um futuro melhor, o prefeito Dr. Cristiano Azevedo, externou seus pensamentos à frente do executivo. "Eu diria que Rio de contas é muito maior que seus problemas. As dificuldades herdadas estão sendo superadas, nossa meta é administrar pensando na coletividade, elegendo prioridades e atuando de forma constante. Não podemos deixar a vida da comunidade parar. Então, embora existam preocupações, a avaliação dos primeiros dias é positiva e está dentro do esperado". Observa.

Segundo o gestor “a partir de agora, a proposta é intensificar reuniões, ouvir a comunidade para o planejamento das ações. Nos primeiros meses de gestão houve a decisão de concentrar os esforços internamente e levantar apenas entre os integrantes da equipe, as propostas para a reestruturação organizacional da parte burocrática, financeira e estrutural, agora é a hora de externar nossas ações, demonstrando toda preocupação em fazer bem o papel de gestor, para o qual fui eleito!". Declarou.

A prefeitura já realizou muito no que tange a organização das contas, preparando aquisições, colocando a casa em ordem, buscando carrear recursos, em consequência, trazendo mais trabalho, transparência, desenvolvimento e cidadania!

Os moradores já reconhecem as melhorias nas estradas vicinais existentes em todo o perímetro do município. As máquinas trabalham diariamente, ofertando estrada boa para quem necessita escoar a produção, aos estudantes e todos os que buscam condições de trafegabilidade, beneficiando moradores e motoristas de toda área rural.

De acordo com o cronograma de trabalho ininterrupto na construção dos Ginásios de Esportes em Marcolino Moura e Arapiranga, dentro em breve estes empreendimentos estarão sendo entregues à população. Isso irá significar mais empregos, lazer e esporte para todos.

Também o incentivo aos campeonatos de futebol e outras modalidades do esporte riocontense, o Estádio o Pequizão Zofir Brasil, foi reformado para receber com carinho os craques, comerciantes e torcedores.

A Guarda municipal foi reativada e ampliada cuidando de ruas, praças e segurança dos moradores e visitantes.

A atual gestão investiu na informatização dos serviços e agora os moradores quitam seus impostos via boleto bancário, as compras licitadas passam pela central de compras totalmente informatizada, garantindo o controle e transparência dos recursos públicos. O alvará de funcionamento ganha design novo.

Pensando em atender as necessidades do homem do campo, a Prefeitura oferece total apoio no trabalho de campo do cadastramento no CEFIR, regularizando o levantamento da quantidade de mudas existentes no horto, beneficiando os agricultores e moradores do município. A comunidade rural, conta ainda com o apoio da atual administração no cadastramento no SEMAF; Adesão no programa de Assistência Técnica e Extensão Rural e Termo de Adesão ao Programa Garantia Safra.

Valorizando o turismo e a cultura local, a Prefeitura realizou o carnaval 2017, resgatando o carnaval tradicional, valorizando os músicos da região e os artistas locais que foram responsáveis pela ornamentação da festa. Além do apoio e organização nas festas Religiosas e tradicionais como Corpus Christi, São João dentre outras. Ainda na área de turismo, houve a eleição do Conselho Municipal do Turismo; Participação no 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial em Brasília; Participação em reuniões do Conselho do Território da Chapada Diamantina em Seabra; Participação no encontro promovido pela Secretaria de Turismo do Estado,  buscando uma requalificação mais elevada do município no Mapa do Turismo Brasileiro junto ao Ministério do Turismo; Promoção da Secretaria do Turismo com as parcerias da Secretaria de Assistência Social, CRAS e Bolsa Família – Curso Guia Aprendiz; Busca de parcerias para eventos culturais: Festival Gastronômico e Feira Literária; Projeto do Museu Municipal de Rio de Contas .

A Secretaria de Meio Ambiente de Rio de Contas vem executando com êxito as licenças ambientais com base a Lei municipal Nº 205/16, que dispõe sobre a política de meio ambiente e proteção à biodiversidade e o monitoramento das licenças já concedidas pelo município, seus prazos e condicionantes.  A secretaria é referência para outros municípios, sendo indicada pela promotoria Ambiental de Guanambi, como exemplo de trabalho a ser seguido.

Dentro do prazo de 60 dias o município estará retomando a coleta seletiva da sede e a transformação do lixão em um aterro sanitário simplificado, além de acabar de vez com os lixões do Distrito de Marcolino Moura e Umbuzeiro. A secretaria de meio ambiente tem tido uma participação ativa nas discussões sobre as questões ambientais do território da Chapada Diamantina – Participação da  elaboração do plano de prevenção e combate do fogo no território da Chapada Diamantina; Participação do Comitê  da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas; Participação na reunião do Território da Chapada; -Participação na 2ª reunião do território para renovação da Coordenação Executiva; -Participação da reunião em Seabra com INEMA E SEMA sobre a situação dos incêndios florestais; -A Secretaria de meio ambiente voltou a fazer parte da comissão do Açude Luis Vieira, tendo poder de voto nas decisões referentes a Barragem;  A secretaria está com  conselho de meio ambiente ativo;  Também foi realizado plantio de mudas no jardim do cemitério, no bairro Sossego, a arborização do campo de futebol de João Vaz; Realização de oficina de educação ambiental na agricultura familiar no povoado do Jiló; Recentemente o homem  do campo do município teve a oportunidade de fazer o CAR- Cadastro Ambiental Rural gratuitamente; A secretaria está apoiando  os catadores de lixo a criarem a associação de catadores do município;  Solicitou ao Secretario de Meio Ambiente do estado o retorno do escritório da APA para o município.

Solicitou junto à autoridades do estado, parceria campanha de castração dos cães abandonados nas ruas da cidade e em parceria com o CECS, a PARC, a comunidade e a rádio FM 104 tem feito um trabalho de sensibilização e conscientização sobre a problemática dos cães do município. Realização de feira de adoção e uma "Noite Cultural"  que aconteceu na praça da matriz, onde foram apresentados documentários de conscientização, exibição de filmes, poesias, músicas e adoção de cães, dentre outras atividades.

A secretaria de meio ambiente em parceria com a SECTUR, organizou o ponto turístico da ponte do coronel – Instalação de placas de conscientização ambiental; Construção de uma cerca no entorno, evitando assim o acesso de carros e motos nas margens; Limpeza do local e instalação de lixeiras a construção de um espaço de coleta de lixo para condicionar os resíduos coletados no entorno do local.

Na cachoeira do Fraga foram instaladas lixeiras e placas de conscientização ambiental e de outros cuidados que os visitantes devem ter além da reforma do local para coleta dos resíduos sólidos.

Elaboração de projetos, planejamento de medidas e ações para a preservação, conservação e recuperação ambiental e controle das ações antrópicas sobre o patrimônio ambiental do município. Entre os projetos em andamento destaca-se o de preservação e recuperação das nascentes do município. A secretaria também desenvolve ações de  Educação Ambiental com as escolas  do município realizando palestras de sensibilização, campanhas  de conscientização  sobre o bem estar dos animais. Diversas  visitas técnicas para estudo diagnostico da situação do lixão de Marcolino Moura, Umbuzeiro e da Sede; A partir das inúmeras denúncias da população sobre os problemas apresentados pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário de Rio de Contas, a secretaria de meio ambiente tem cobrado por meio de ofícios e visitas em campo melhoria dos serviços prestados pela embasa como forma de atender  às demandas  da população; A secretaria coordenou o combate dos incêndios florestais ocorridos em Rio de Contas e região.

Em parceria com Secretaria do Meio Ambiente foram recuperados os pontos turísticos a exemplo da Cachoeira do Fraga, Ponte do Coronel, Estrada Real e Nêga do Zofir. Foram implantadas placas de conscientização ambiental como no acesso a cachoeira de Boa Sentença, além de total apoio aos brigadistas e participação na elaboração do Plano de Combate e Prevenção aos Incêndios Florestais da Chapada Diamantina.

Na área de saúde, além da desinterdição da sala de parto com realização de parto normal, foram disponibilizados serviços de ultrassonografia e consulta com cirurgião. Os PSFs funcionam 40 horas com dentista, médicos, enfermeiros, atendimento domiciliar das ESF e NASF, marcação e regulação de exames, realização de cirurgias nos municípios de Paramirim, Brumado e Vitória da Conquista.

A Prefeitura Municipal de Rio de Contas, juntamente com a Secretaria de Saúde, adquiriu novos equipamentos como geladeiras, fogões, condicionadores de ar, bebedouros, armários, mesas, etc. para os PSFs do município, tendo em vista o melhor atendimento aos cidadãos.

No que diz respeito a iluminação pública, a sede e  os distritos receberam banho de luz, tornando-os mais bonitos e  seguros para trafegar à noite. 

Ainda na área de saúde foi implantado o Prontuário eletrônico; Foram realizadas as reformas dos PSFs de Mato Grosso e Marcolino Moura; Ampliação da Farmácia Básica e Academia da Saúde.

Compartilhe... Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on LinkedIn0Print this pageEmail this to someone