Um dos mais belos e encantadores recantos da Bahia, o município de Rio de Contas cartão postal da Chapada Diamantina, recebe diariamente turistas dos mais diversos lugares do mundo, atraídos pela arquitetura colonial, belezas naturais, hospitalidade, clima agradável e a paz interiorana, além das inigualáveis iguarias da culinária local.

Através da nova administração municipal, a Prefeitura de Rio de Contas, tem reforçado as ações que visam o fortalecimento do turismo, uma das fontes de renda que colabora diretamente para a manutenção desse verdadeiro tesouro, além de gerar diretamente emprego e renda para o município. Além dos projetos de apoio, inovação e suporte às atividades turísticas, também se pensa na melhoria gradativa da infraestrutura, conservação e orientação aos visitantes.

Essa semana, através da Secretaria Municipal de Administração, a prefeitura iniciou o processo de reformulação e ampliação da sinalização e identificação de logradouros públicos, iniciando pelo Bairro Sossego, no qual já estão sendo instaladas placas de sinalização. De acordo com o Secretário de Administração Átila, “Além de melhorar a orientação de moradores e visitantes, a identificação através de placas e demais instrumentos, torna-se mais facilitado o serviço de entrega postal, além de tornar organizada uma cidade que se orgulha em receber milhares de turistas.

Para o prefeito Dr. Cristiano, essa ação faz parte de um projeto maior, que terá continuidade com uma série de ações para melhorar a mobilidade urbana na cidade que deve buscar a cada dia se informatizar, obedecendo a tendência característica dos municípios que cultivam a tradição do turismo. “Já avançamos na questão do monitoramento eletrônico através de câmeras nos principais pontos da cidade, melhoramento das vias e espaços de visitação, também novos projetos como esse da identificação visual de ruas, praças e avenidas, se estendendo para placas indicativas dos nossos pontos turísticos”. Comentou. Também as estradas vicinais devem estar recebendo reformulação e melhoramento nas placas indicativas, o que facilitaria o deslocamento nos diversos cantos do município.

As melhorias na parte de identificação estão sendo realizadas conforme o cronograma definido para que não haja prejuízos aos usuários. Já a implantação dos pontos na área rural, obedecerá um estudo prévio, para mapeamento de todo território, é uma obrigação do poder público municipal, organizar a cidade e comunidades. Estuda-se também a inserção de abrigos nos pontos de ônibus, que beneficiará famílias e alunos da área rural, ofertando maior segurança e conforto.