Já era esperado em Boquira, que o novo prefeito iria encarar uma situação de completo abandono, descaso com a administração pública e inadimplências que foram empurradas pelo ex-prefeito Marco Túlio, provocando um verdadeiro caos administrativo, atitudes causadoras do desespero de trabalhadores terceirizados, que amargam prejuízos com o calote no pagamento.

O atual prefeito Luciano e sua equipe de governo, tentam desde o dia 1º de janeiro, tomar pé das diversas situações de irresponsabilidade em todos os setores, saúde em colapso, educação literalmente abandonada no que diz respeito às estruturas físicas, frota sucateada, projetos e logística inexistentes. Uma batalha foi travada para que se torne possível um início de ano letivo digno.

Segundo o vice-prefeito e Secretário de Obras e infraestrutura, Danilo Vasconcelos, “nada pode ser comparado ao que foi encontrado, não existem palavras para definir o triste cenário e o estado de abandono da cidade, por parte de quem deveria zelar pelo bem público”, Danilo disse sentir-se entristecido com tamanho caos.

Já na área financeira, o Secretário Humberto Júnior, informou que solicitou junto ao prefeito, uma auditoria completa, para averiguar a real situação financeira do município, pois, não se pode aceitar atos de tamanha insanidade com o município e em especial, desprezo para com o sagrado direito dos trabalhadores. Júnior informou que o prefeito Luciano recebeu dezenas de trabalhadores terceirizados, para desfazer mentiras supostamente contadas pelo antigo gestor.

 O prefeito Luciano esclarece que o Município firmou um contrato com uma empresa terceirizada e que o Município vinha cumprindo normalmente com as obrigações contratuais.

Porém, na relação dos restos a pagar entregue pelo ex gestor, existe um empenho no valor de aproximadamente R$ 351,548,00 (trezentos e cinquenta e um mil quinhentos e quarenta e oito reais), recaindo para a nova gestão a obrigação de efetuar o pagamento.

Ocorre que, segundo informação dos próprios trabalhadores, a empresa terceirizada C.M.S CHAVES SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS LTDA – ME, está inadimplente com os mesmos desde o mês de julho de 2016, e nada garante que a empresa irá sanar essa dívida com os trabalhadores, posto que o repasse que o município fará referente aos restos a pagar, aparentemente, não cobre nem metade da dívida que a empresa tem com os contratados.

 A preocupação do atual gestor era fazer o pagamento referente aos restos a pagar, e a empresa não repassar novamente os salários aos contatados, causando um prejuízo ainda maior para os trabalhadores.

O prefeito reuniu-se com os representantes da empresa terceirizada cobrando a apresentação das planilhas com a relação dos funcionários no intuito de que a empresa se comprometesse a pagar as verbas atrasadas dos contratados, porém esta negou-se a dar tal garantia e não apresentou as planilhas solicitadas, motivo que levou o prefeito a optar por fazer um depósito judicial do valor, para garantir que a empresa não dê destinação diversa ao dinheiro.

A preocupação do prefeito é que o dinheiro chegue efetivamente nas mãos dos servidores, que são trabalhadores das mais diversas classes e não podem sair prejudicados pela irresponsabilidade da empresa terceirizada. Apenas para registro, O valor repassado de janeiro de 2016 a novembro de 2016: foi de R$ 3.111.232,44 (três milhões cento e onze mil, duzentos e trinta e dois reais e quarenta e quatro centvos)

O prefeito recebeu os trabalhadores no pátio da Prefeitura, olhando nos olhos das pessoas, esclareceu a situação real e desmentiu as artimanhas desavergonhadas do antigo gestor, que além de dar o calote, espalhou o boato de que havia deixado recursos suficientes para quitar todas as suas mazelas e irresponsabilidades. Luciano informou ainda que trabalha na busca de uma solução legal, para que os responsáveis pelas práticas criminosas sejam punidos e condenados.

O mais intrigante de toda a situação provocada, é que o ex-gestor, juntamente com alguns seguidores, gatos pingados que foram derrotados de forma fragorosa nas urnas, escorraçados da vida pública, agindo de maneira covarde e baixa, como aliás, sempre foi a postura dos mesmos, tentam desacreditar a nova gestão, espalhando boatos de que o povo protestava contra o novo prefeito, quando na verdade, as falas, gravações, vídeos registrados, mostram Luciano e sua equipe dialogando com os trabalhadores, ouvindo suas aflições e, em solidariedade, esclarecendo os fatos reais, além de buscar colaborar para que os verdadeiros culpados sejam punidos.

­­­

Samuel Rodrigues – Jornalista MTE/DRT-BA 0005232