Tendo em vista os últimos acontecimentos que envolvem a construção de uma nova adutora,  a qual será construída pelo Governo do estado para contemplar cerca de seis municípios. Obra que além de necessária, constitui um direito das pessoas em ter água de qualidade. Também conhecendo a atual situação em que se encontra a Barragem do Zabumbão, especialmente os rios que a alimentam (Afluentes), que sofrem com o descaso, desmatamento, poluição e até derrubada das matas nativas e ciliares, sem nenhum controle ou fiscalização.
 
A AMA Sertão, se empenha em conscientizar moradores de todos os municípios, inclusive os que serão benficiados, para que unidos, participem desse processo democrático,  de forma direta, estando  prevista uma visitação às nascentes, que incluiria passeatas, manifestações pacíficas e palestras sobre a necessidade urgente de projetos pela revitalização de toda a bacia, com a participação de autoridades, ambientalistas e da população de toda a região. 

Desse encontro em defesa dos rios, que contará certamente com pessoas conscientes dessa necessidade, sairá um documento, com assinaturas, que será entregue ao Governador do Estado, para que possamos conseguir juntamente com a obra da adutora, a intervenção dos órgãos e poderes, para salvarmos as nascentes, ofertando saúde aos rios e assim a Barragem que poderá abastecer os que tem sede. Estuda-se a manifestação com data ainda a ser confirmada, para o dia 24 de maio (Domingo) com saida de Paramirim até o Morro do Fogo em Érico Cardoso. 
 
A intenção é contar com a participação de pessoas de todos os municípios que compõem a bacia do Paramirim: Boquira, Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas, Paramirim, Rio do Pires, Tanque Novo. Além de Oliveira dos Brejinhos e Ibitiara.
 
Para que isso aconteça e tenha expressividade e a repercussão esperada, é necessário que cada um se mobilize, convide o vizinho, o amigo, com faixas, cartazes, confirme a sua presença, adquira as camisetas da campanha e perticipe!
 
 

 

A AMA Sertão – Associação de Proteção e Defesa do Meio Ambiente – É uma ONG sertaneja, comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico da nossa macroregião. Baseados em  conhecimentos da área de atuação, possui em seu quadro, técnicos no que diz respeito ao conhecimento científico, ambiental e jurídico.
 
Nossa maior Missão e defender os diretos do Cidadão e  identificar problemas de conservação,  ambiental, concebendo e implementando, geralmente com parceiros, projetos de caráter demonstrativo que apontam soluções para esses problemas.
 
A Entidade de atuação regional, foi criada para  trabalhar ativamente, buscando soluções ou prioridades em termos de conservação, gerando elementos para audiências, mobilizações específicas e articulando ações de políticas públicas a partir dos resultados obtidos em seus projetos ou diagnósticos.
 
Essa Organização não governamental, tem o compromisso com o fortalecimento do movimento ambientalista da caatinga e do sertão, lutando pelo engajamento da sociedade na conservação da natureza.