O atual governador da Bahia Rui Costa, homem de formação técnica, vasta experiência em gestão, sinaliza positivamente com um projeto sólido e eficaz para a melhoria e descentralização dos serviços de saúde na capital e interior.

Após estudar detalhadamente um projeto de sucesso baseado no modelo implantado no Ceará, Rui busca colocar em prática uma das suas maiores promessas de campanha. Criação dos consórcios de saúde, que serão responsáveis pela gestão regionalizada de serviços.

Conforme é do conhecimento geral, a saúde sempre foi um problema para o estado e municípios baianos, pois, Apesar da primazia dos municípios na execução das políticas públicas, nem todos possuem condições técnicas ou financeiras para executar suas responsabilidades. As necessidades enfrentadas pelos municípios são imensas para programar as ações de saúde:

Falta de estrutura física, de materiais, de recursos humanos e de acesso a novas tecnologias médicas, são problemas crônicos, que se arrastam há anos, sem que houvesse uma perspectiva de melhora.

Conhecendo a situação, o governador projeta uma parceria inédita com os municípios para a melhoria do processo de gestão e de organização dos sistemas de saúde para o atendimento das demandas cada vez mais crescentes.  A área da saúde é o campo mais propício para a formação de Consórcios. O município sozinho não tem condições de ofertar todos os serviços necessários à população, cujo investimento e custeio são muito elevados.

A  ideia inicial, seria contemplar 10 regiões do estado, preferencialmente as mais populosas, porém, prefeitos da região do Vale do Paramirim e adjacências, se uniram no intuito de convencer o Governador da necessidade de implantação de uma unidade dessa Policlínica para atender essa região tão carente de serviços especializados.

Aproveitando a estadia na capital baiana, para tratarem de outros assuntos de interesse de seus municípios, os prefeitos de Paramirim Dr. Júlio Bernardo (PSD) e de Ibipitanga Humberto Raimundo, Beto (PT), em audiência com o governador, colocaram a reivindicação, que, aliás, tornou-se um pleito comum de 15 gestores de municípios circunvizinhos. Dr. Júlio e Beto, receberam então o aval de Rui Costa, para se organizarem nesse sentido e assim, serem contemplados.

Conhecedor profundo da área, não somente como médico cirurgião, mas, como gestor de excelência em saúde, Dr. Júlio anunciou a possibilidade eminente aos demais prefeitos, que se reuniram no Centro de Cultura em Paramirim, no dia 27 de março (sexta-feira), discutindo a fundação do Consórcio Interfederativo, entre os municípios e o governo do estado, para assim estarem aptos a receberem obra de tamanho vulto.

Estiveram Presentes: Além de diversos Secretários Municipais de Saúde,  Dr. Júlio Prefeito de Paramirim, Beto de Ibipitanga Cleriston Reis (Ferrugem) de Oliveira dos Brejinhos, Marco Túlio Villas Boas de Boquira, Hélio da Mata (Vice-prefeito) representando Hugo de Caturama, Dr. João Paulo de Érico Cardoso, Otaviano de Botuporã, Representante de Macaúbas, Dr. Márcio Farias de Rio de Contas, Dr. Ney Nardes de Rio do Pires, Dr. Paulo Azevedo de Livramento, João Careca de Dom Basílio, dentre  outros representantes que de forma objetiva,  trataram de assuntos  como a ampliação e descentralização dos serviços de saúde, única forma de reequilibrar financeiramente os municípios. Estudaram a proposta de fundação do consórcio, que ao final foi aprovada, com o objetivo de receberem a policlínica e serem corresponsáveis pela gestão regionalizada dos serviços.

A formalização desse consórcio e consequentemente a construção e funcionamento dessa mega obra, provavelmente em Paramirim, por estar o município melhor localizado e já ser considerado referencia em saúde, representará o fim das angústias de pacientes e familiares, com viagens para os grandes centros em busca de tratamentos de média e alta complexidade. Pois a Clinica contará com especialidades, e equipamentos, como tomógrafos, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama e vários outros exames. "O objetivo é que as pessoas não precisem viajar 600, 800 quilômetros para chegar à capital, ou cidades de maior porte como Conquista, Guanambi ou Barreiras, possibilitando realizar tais procedimentos nas regiões do estado, próximas de onde residem". Disse Dr. Júlio, reafirmando o que lhe passou o governador.

Finalizada a regulamentação do consórcio, a expectativa é que nossa região seja uma das pioneiras em iniciar as obras da policlínica, entre dez polos regionais, ainda este ano.

Segundo muito bem exemplificou Dr. Júlio na reunião com os gestores, a proposta é que o Estado seja o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante. O investimento estimado em cada policlínica será de R$ 12 milhões (construção e equipamentos), enquanto a manutenção gira em torno de R$ 700 mil por mês.

Além da maior eficiência no atendimento e qualidade dos serviços de saúde, o rateio dos 60% restantes entre os municípios de cada consórcio na manutenção das unidades vai garantir redução nos custos com o atendimento médico à população.

“Será uma dádiva, recebermos esse programa, que marcará uma nova realidade na vida de todos os moradores da região, melhorando o acesso aos serviços de saúde de maior complexidade, ampliando sua oferta, com maior resolubilidade e qualidade. Além de reduzir em muito os custos operacionais, triplicar a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos financeiros. Com isso. Iremos compartilhar recursos, equipamentos, pessoal, prestação de serviços e outros, dentro da microrregião”. Frisou Dr. Júlio.

O que se percebeu na reunião, além do entusiasmo dos gestores que vivem o dia a dia da saúde em seus municípios, foi que, com o sinal verde do Governador, só depende da união dos prefeitos, para tornar realidade esse sonho, fortalecer as instâncias locais e regionais com o processo de descentralização, formando vínculos de cooperação e de gestão compartilhada na área em que a população mais clama e necessita.