Cumprindo com o papel social de informar com imparcialidade, consciente de que incumbe à imprensa permitir à sociedade acompanhar, com severidade aquilo que os Governos fazem em seu nome e em seu benefício. O jornal O Eco, veículo que há mais de duas décadas atua na região, realiza periodicamente levantamentos estatísticos (pesquisas de opinião), que objetivam auferir a credibilidade dos gestores, bem como, as aspirações dos entrevistados.

Iniciando a escalada de pesquisas que acontecem ao longo dos próximos meses, nossa equipe esteve no município de Ibipitanga, ouvindo da população, como anda a atual gestão municipal, quais as expectativas dos entrevistados quanto ao desempenho do prefeito e sua equipe nesse novo período administrativo.

Eleito em outubro do ano passado, com pouco mais de 1.500 votos de frente em Ibipitanga, o atual prefeito Edilson (Edypan) tem se esforçado para corresponder com os anseios do seu povo. Realizando um governo sério e com muita humildade, consegue ampliar e muito a sua aprovação junto à opinião pública. É o que apontou a mais recente pesquisa de opinião pública, realizada por iniciativa própria do Instituto Eco.

Segundo os números finais do levantamento estatístico, que ouviu 524 pessoas da sede e dos diversos povoados da área rural, o atual prefeito agrada a maioria, que aprova a sua conduta e acredita que o mesmo conseguirá cumprir com as suas principais propostas de governo.

Os dados oficiais da pesquisa apontam uma ampla vantagem em favor do prefeito que obteve de 66% de aprovação (Ótima e Boa), sendo que 13% consideram regular, 14% responderam que é ruim ou péssima a atual gestão, e outros 7% não souberam ou não quiseram opinar.

Ainda de acordo com os resultados apurados, quando indagados que nota dariam as ações do prefeito nesses primeiros meses de governo, exatos 72% dos entrevistados apontaram notas de 6 a 10 para o desempenho inicial do prefeito de Ibipitanga, enquanto os que apontam notas de 0 a 5 foram 17% e outros 11% não souberam ou não quiseram opinar.

Quanto à percepção do entrevistado, sobre a possibilidade do gestor cumprir ou não as suas promessas de campanha, 53% disseram acreditar que ele cumprirá totalmente com as suas propostas, enquanto 26% afirma que o mesmo não conseguirá cumprir totalmente, outros 12% acreditam que o gestor cumprirá em partes e 9% não souberam ou não quiseram opinar.

Segundo o prefeito, estes resultados obtidos, é fruto de um trabalho árduo ao longo desses primeiros seis meses de esforço e um trabalho voltado principalmente para o bem comum, sem perseguições, priorizando acima de tudo o cidadão como beneficiário principal das ações do executivo municipal, buscando a cada dia caminhos e soluções para os problemas enfrentados pelas famílias bipitanguenses.

Ao tomar conhecimento dos resultados, o prefeito Edypan disse estar feliz com o resultado, pois segundo ele, tem se esforçado para acertar, discutindo com a comunidade os problemas e lutando juntos para superarem. “Tendo o diálogo como ferramenta principal na construção de uma sociedade melhor, os resultados aparecem e com eles o reconhecimento de cada segmento social para com o seu gestor”. Declarou.

Pesquisa Realizada entre os dias 24, 25 e 26 de julho, ouvindo 524 pessoas pelo sistema de amostragem aleatória simples (A.A.S. – Método CONRE), na sede e área rural do município de Ibipitanga, pela equipe de pesquisadores, estatística e chefes de campo do Jornal O Eco, empresa credenciada no CONRE-5ª Região sob o N.º021/2008.