Conforme procede há diversos anos, em períodos que antecedem as eleições municipais, exercendo a liberdade de Imprensa, contribuindo para a informação do público leitor e colaborando de forma imparcial para o exercício da democracia, a Plataforma 4 comunicação/Jornal O Eco, realiza pesquisas de opinião e dentro dos critérios e legalidade exigidos, divulga os resultados, cumprindo todos os requisitos legais.

Em Dom Basílio, foi realizado o primeiro levantamento estatístico do ano de 2016, aplicando uma amostragem estratificada por alocação proporcional, previamente elaborada pela profissional estatística, baseando-se em dados atualizados do TRE.

De acordo com o resultado, no quesito em que se apresenta ao entrevistado os nomes dos pré-candidatos lançados, Roberval obteve 45% das intenções de votos, enquanto o pré-candidato Dr. Alfredo obteve 28%, os que afirmam votar branco são 6%, se declararam indecisos 13%, os entrevistados que afirmam intenção de não votar em nenhum dos dois atingem 4%, os que votariam nulo soma 1% e outros 3% disseram não saber ou não querer opinar.

Ressaltando que no gráfico abaixo, o leitor verificará, além dos números, todas as informações referentes ao levantamento estatístico (Pesquisa). Lembrando que a divulgação de pesquisas por empresa credenciada, é legal, está previsto em Lei e demais normas que regulamentam as eleições municipais.