Dentro de um cronograma de trabalho, o Jornal O Eco que tem como objetivo sondar periodicamente a real situação política dos municípios da região, realizando pesquisas de intenção de voto, bem como avaliações de governos municipais, a Plataforma 4 Comunicação e Marketing Fuul Service Ltda, empresa proprietária de todo o grupo O Eco de Comunicação, CREDENCIADA, nos órgãos competentes, realizou dentro de todos os parâmetros legais, Pesquisas que estão sendo registradas e divulgadas ao público.

Em Macaúbas, um levantamento divulgado pelo Instituto Plataforma 4 Comunicação/Jornal O Eco, aponta que o ex-prefeito Amélio Costa Júnior, (Amelinho), pré-candidato à Prefeitura em 2016, aparece em primeiro lugar nas intenções de voto. Ele foi escolhido por 61% dos entrevistados na pergunta estimulada (quando se apresenta nomes dos prováveis pleiteantes ao cargo).

Em segundo lugar, aparece o empresário e ex-candidato Robinson Nunes (Robinho), com 18%. O atual prefeito Zezinho pontuou com 4%, assim como o ex-prefeito Sebastião Nunes, também obteve 4% na pesquisa. O pré-candidato Neto aparece com  1% das intenções de voto. Os que disseram estar indecisos somam 2%, aqueles que declaram não ter a intenção de votar em nenhum soma 1%, também os que afirmam votar nulo, chega a 1%, enquanto os que declararam não saber ainda em quem votar somam 8%.

O leitor acompanhará com detalhes, todos os gráficos na edição impressa do jornal O Eco, que trás ainda os cenários de embates diretos. Em um dos prováveis confrontos, o ex-prefeito Amelinho contra o empresário e ex-candidato Robinho, os números mostram ampla vantagem de Amelinho, que vai a 62% das intenções de voto, contra 22% de Robinho. Os que se declaram indecisos somam 3%, sendo que 4% afirmam não votar em nenhum dos dois nomes, 2% votariam nulo e 7% disseram não saber ainda em quem votariam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 04 e 07 de março, com 309 entrevistados da sede e zona rural, obedecendo o que dispõe a Lei, sendo devidamente registrada no TSE, recebendo o N.º 06605/2016. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos – o intervalo de confiança é de 95%, ou 0,05 de significância. Como habitualmente atua há, 20 anos no mercado, o Instituto segue obedecendo a amostra estratificada por alocação proporcional, elaborada por profissional graduada em Estatística e todos os critérios do Conselho de Estatística e da Justiça Eleitoral, aplicando com isenção a amostragem, para colher dos entrevistados suas opiniões quanto à atual situação administrativa e a intenção de voto se a eleição fosse hoje.

A pesquisa foi realizada por iniciativa própria, conforme é a sua postura há anos, o Jornal O Eco/Plataforma 4 comunicação, auferiu com independência e imparcialidade a intenção de voto dos entrevistados, conforme pode-se acompanhar nos gráficos abaixo: