Uma obra há tempos almejada pelos moradores da região e por todos que necessitam trafegar por esse trecho, ação de responsabilidade do Governo do Estado, prometida inclusive no primeiro mandato do ex-governador Jaques Wagner, em entrevista exclusiva ao Jornal O Eco, quando na oportunidade da inauguração da estrada que liga Macaúbas a Ibipitanga,  anunciou a continuidade do projeto de recuperação de trechos danificados na região sudoeste da Bahia, citando claramente a estrada Botuporã/Caturama/Tanque Novo.

Também o atual  Governador Rui Costa, em campanha,  se comprometeu com tal obra, afirmando na ocasião, a urgência e a cobrança constante dos líderes políticos, prefeitos da região e da imprensa.

É indiscutível que o recomeço das obras que estiveram paralisadas  desde a posse de Rui Costa, representa uma grande esperança de melhorias para a região, especialmente para os municípios de Botuporã e Tanque Novo, que estão praticamente isolados, tendo que optar por vias alternativas ou realizarem por conta própria, intervenções, como assim procedeu o Prefeito Dedé de Tanque Novo, ação que, certamente incomodou o governo, que se apressou em reiniciar as obras.

Em face disso, é, no mínimo, intrigante, ver políticos aproveitadores, sem grande expressão, buscarem “literalmente” aparecer nas fotos, assumindo a paternidade de tal realização, fazendo publicar “notas” nas quais se dizem os verdadeiros responsáveis. Se colaboraram nas cobranças, pelo retorno das obras, nada mais fizeram do que a obrigação, sendo que muitas outras, como fiscalizar melhor o executivo local,  apontar  irregularidades e exigir a correção de graves erros, orientar o gestor que patina, cometendo falhas, que poderão comprometer a permanência do grupo no poder, deixam a desejar.

Muitos pedidos e cobranças foram formalizados, inclusive, recentemente, o ex- Prefeito Moaci Queiroz, que é aliado do Governador, preocupado com a atual situação do trecho da BA 156,  esteve pessoalmente, protocolando mais pedidos de urgência à secretaria de Infra Estrutura e viabilizou pedidos pessoais, inclusive, nas oportunidades, recebendo a certeza da recuperação da estrada.

Na ultima segunda feira, dia 10 de agosto, as obras foram retomadas e  a população exige que não sejam mais interrompidas, beneficiando a todos, sem a necessidade de alpinistas de eleição.

Conforme afirmamos anteriormente, estas obras fazem parte de um amplo projeto de recuperação da malha viária do interior baiano, que, ao que parece, finalmente estão saindo do papel, mesmo que timidamente, estão sendo executados pelo Governador Rui Costa, conforme se pode notar em entrevistas concedidas à TV e ao jornal O ECO.