O destino reservou grandes conquistas ao menino nascido e criado na área rural, filho de família humilde, que desde muito cedo, sempre batalhou para alcançar condições dignas na vida. O empresário e hoje prefeito de Ibipitanga Edilson Santos Souza, carinhosamente chamado de Edypan ralou na vida e por competência, provou ser merecedor de ocupar o maior cargo do município. Homem de boa índole, trabalhador e sincero. Edypan conquistou a maioria da população e já se dedica incansavelmente por melhorias para os bipitanguenses. Vale ressaltar que o novo prefeito de Ibipitanga, através de eleições diretas, elegeu-se também o representante dos demais colegas dos municípios da região, estando na condição de presidente do Consórcio dos Municípios do Vale do Paramirim.
 
 
Na avaliação da crítica e da maioria da população, a atuação do novo prefeito Edypan, nesses primeiros 90 dias, demonstra capacidade e confirma o compromisso da gestão com projetos e postura de luta pela continuidade do progresso em todas as áreas. Em 90 dias da nova gestão municipal, os moradores percebem que Ibipitanga segue avançando em ritmo acelerado. O prefeito, sempre que possível, busca estar presente nos bairros e área rural, governando junto com as pessoas. Isso resulta na melhoria nos serviços públicos, como a limpeza pública, iluminação e conservação da cidade.
 
 
As ações nas áreas essenciais, a exemplo da saúde, educação e promoção social, também avançam com medidas eficazes. Reformas de postos e unidades de atendimento, escolas, assistência social, empenha-se no combate a estiagem, com medidas importantes como a construção de novas aguadas e sistemas de abastecimento para as famílias do campo. Realiza diversas viagens à capital e a Brasília, em busca de apoio a projetos idealizados.
 
 
Edypan já organiza planos de requalificação de bairros e comunidades rurais, ações que contemplam centenas de moradores e serão implantados dentro em breve, a equipe de governo empreende esforços para melhorar a mobilidade urbana e o transporte escolar. Isso sem falar no diálogo franco com os servidores.
 
Na área da educação, foi realizada a jornada pedagógica que deu início ao ano letivo. Tendo iniciado diversas intervenções dentro do Plano de Recuperação da Rede Física Escolar. As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação, possibilitaram um retorno tranqüilo dos alunos da rede municipal, para mais um ano letivo sempre em busca da excelência no padrão de qualidade do ensino.
 
 
Na saúde, a Prefeitura está fortalecendo a atenção às urgências e emergências no município, organizando postos na sede e comunidades, com a presença de equipes profissionais qualificadas. A Secretaria Municipal de Saúde também deu continuidade aos programas de prevenção e combate as doenças, com orientações e cuidados. O prefeito busca melhorar condições físicas e está nos planos a concepção de um novo centro hospitalar na cidade, além de melhorias da rede do SAMU.
 
Dentro do Programa de Valorização da Atenção Básica, a Secretaria Municipal da Saúde contratou médicos e outros profissionais de saúde que entraram em exercício este ano, reforçando os atendimentos nas unidades de saúde, ofertando também comodidade aos usuários das comunidades e da sede de Ibipitanga.
 
 
Nos registros da Secretaria Municipal de Assistência Social, consta que, nesse início, foram atendidas diversas famílias de baixa renda, para diversos procedimentos, desde o atendimento humanizado, orientações, cadastros para receber o benefício do Bolsa Família, dentre outros. Nos primeiros três meses da atual gestão, com a ampliação e agilização dos serviços oferecidos. O objetivo é fazer busca ativa de famílias que possuem o perfil, mas que ainda não tiveram acesso aos benefícios sociais do governo federal. O atendimento é feito diariamente na sede e localidades.
 
Objetivando humanizar cada vez mais o atendimento aos que necessitam e proporcionar melhores condições de trabalho às equipes de assistência social, a Prefeitura promoverá a reestruturação das dependências internas de parte dos centros de atendimento.
 
 
Na Secretaria de Finanças, destaque para o pagamento em dia dos servidores, fornecedores e terceirizados, além da elaboração de projetos de inovação no atendimento sem elevação de impostos. A Prefeitura implantou a sistemática de avaliação e acompanhamento de gastos públicos, iniciou a implantação de diversas ações para melhorar ainda mais a situação do município que hoje goza de prestígio regional.
 
As ações desenvolvidas pela equipe de limpeza pública durante o primeiro trimestre de 2017 tiveram como objetivo organizar a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos nas vias e logradouros públicos, também recolhimento de entulho dispostos aleatoriamente. Todos os esforços estiveram concentrados na operação de coleta, varrição de vias e logradouros públicos e serviços especiais de capinação e roçagem. Audiência com o Governador Rui Costa já rendeu uma nova ambulância para o município, também a preocupação com a qualidade da água foi tema de cobranças junto à Embasa em Salvador. O prefeito protocolou pedido para a construção do novo estádio de futebol.
 
 
"O objetivo é envolver o cidadão, fazendo com que ele não só participe da administração, fiscalizando, opinando, como também participe diretamente, colaborando com a limpeza, mutirões estão programados, iremos marchar juntos, cada um com a consciência de que todos faremos mais no cuidado e manutenção da cidade, da comunidade onde vivemos". Resumiu o prefeito Edypan. 
 
Tanto na condição de prefeito, como também representando o Consórcio do Vale do Paramirim, Edypan e assessores, cumprem agenda nos diversos órgãos estadual e federal, traçando metas, firmando compromissos e carreando recursos através de convênio e emendas parlamentares para a execução de obras e serviços.