Enfim, o momento tão aguardado pelos eleitos em 02 de outubro do ano passado, aconteceu ontem (01 de janeiro), em cada município do Brasil. Cerimoniais de posse, transmissão de cargos, efetivaram os escolhidos pela maioria, que pelos próximos quatro anos terão a missão de conduzir os poderes legislativo e executivo, iniciando assim, mais um capítulo na história do sistema democrático do país.

Nossa equipe de reportagem esteve em peregrinação pelos diversos municípios da região, registrando cada momento desse importante processo, que de forma oficial, encerrou um ciclo e no mesmo instante, deu a largada para que seja escrita uma nova narrativa político/administrativa.

Com exceção dos municípios de Botuporã, Riacho de Santana, Ibitiara e Aracatu, onde os prefeitos foram reeleitos para um segundo mandato, a população regional testemunhou a maior troca de comando já vista na região. Novos prefeitos e vices foram os protagonistas da festa na maioria das cidades de circulação do Jornal O Eco.

Anagé, Brumado, Caetité, Igaporã, Dom Basílio, Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora, Érico Cardoso, Paramirim, Caturama, Tanque Novo, Rio do Pires, Ibipitanga, Macaúbas, Boquira, Oliveira dos Brejinhos, Brotas de Macaúbas e  Novo Horizonte, dentre outros, empossaram novos prefeitos, que na maioria, assumem pela primeira vez o cargo, tendo pela frente dias de muita incerteza diante de um cenário sombrio e preocupante em que o país atravessa.

Os cerimoniais que se iniciaram em parte dos municípios, logo nas primeiras horas da manhã de domingo, aconteceram também no período da tarde e até à noite, como foi o caso de Érico Cardoso e Novo Horizonte. Independente do horário e da formatação, desde o mais singelo ao de maior produção, todos foram marcados por muita emoção, sentimento de civismo e surpreendente participação popular.

Em um momento em que toda a classe política enfrenta o descrédito da maioria esmagadora da opinião pública país afora, em nossa região o povo participou ativamente, aplaudindo seus representantes, como forma de incentivo e confiança depositados nas ações desses que hoje tem a responsabilidade de dar sequência, encarar os novos desafios e acima de tudo, corresponderem com as expectativas da nossa gente.

Discursos de Agradecimento, lágrimas de emoção, críticas diversas aos agora ex-gestores, pedidos de apoio e paciência nesse início difícil, dominaram as falas dos prefeitos empossados, que após um período de transição, investiram-se no cargo sentindo o peso da responsabilidade, a necessidade de adequações e a urgência de ações firmes e acertadas, para que possam obter êxito na missão a qual se candidataram. Que Deus ilumine os seus atos, para que proporcionem conquistas efetivas e duradouras para as famílias que lhes confiaram o voto.

 

Acompanhe as reportagens sobre cada município, no jornal impresso.

 

Samuel Rodrigues – Jornalista DRT/MTE-BA Nº 5232