Com informações do: livramentohoje
 
O gestor que já encara uma situação desconfortável, com números ruins de aprovação popular segundo pesquisa de opinião, vive um momento delicado, talvez pela falta de sensibilidade e medidas isoladas, impopulares, além da inércia em assutos urgentes como a requalificação da feira-livre, mais atenção aos bairros e comunidades rurais, enfim, o novo governo de Livramento enfrenta nesse momento, a desilusão de boa parte da população, que nutria maior expectativa no potencial administrativo.
 
Ricardinho se comprometeu junto ao Ministério Público, a exonerar o Diretor do Departamento de Tributos, que é sobrinho da vice prefeita; o Chefe do Setor de Patrimônio e Vigilância, que é marido da secretária de assistência social; a Coordenadora de Programas Educacionais e uma vice diretora,  esposas de vereadores; a Coordenadora de Escolas de Campo, que é irmã do secretário de esportes; uma Oficial de Gabinete, que é irmã do Controlador Geral;  uma Coordenadora de Unidade de Saúde da Família e uma Diretora, pelo parentesco com o Presidente da Câmara de Vereadores, Aparecido Lima. 
 
 
No entanto, as exonerações não se limitam a relação citada. Pelo TAC o prefeito se compromete a exonerar “quaisquer pessoas, além das discriminadas na cláusula primeira, que sejam cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até́ o terceiro grau, inclusive, de Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários Municipais e Vereadores”. Sendo assim, já se comenta que também devem vir a ser exonerados dois sobrinhos do prefeito e uma concunhada, pois são parentes de terceiro grau por afinidade do atual prefeito.
 
Caso Ricardinho descumpra os termos do TAC assinado junto a 1ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, ele deverá vir a ser acionado judicialmente e está sujeito ao pagamento de multa de 3 mil reais por dia.  Isso sem citar as demais sanções que o prefeito poderá sofrer, além do imenso desgaste político com possível desmanche da sua base de apoio.