Reunido com agricultores de todo o Vale do Alho, região rica em produção agrícola do município de Novo Horizonte, o prefeito Djalma Abreu surpreendeu pela postura íntegra  e transparente, demonstrando humildade e sinceridade ao discutir com membros das diversas associações e cooperativas de agricultores, na manhã de domingo (12) no prédio escolar da comunidade de Alto do Brejo, onde na oportunidade, fez a entrega de um trator agrícola sob o regime de concessão de uso.

Presente parte do seu secretariado, o presidente da Câmara Gean, técnicos e especialistas em agricultura, o prefeito anunciou a contratação de um engenheiro agrônomo que inicia nesta segunda-feira  um levantamento completo da região produtora, para dai em diante, realizar projetos com foco na orientação para o plantio, cultivo adequado em cada área, suporte individual e coletivo aos proprietários e demais agricultores, além da regularização de documentos importantes para a aquisição de crédito e negociação da produção.

O prefeito Djalma, que foi recebido com muito carinho pela população presente, reafirmou de público os seus compromissos de campanha, não fugindo da responsabilidade, conduziu o encontro com maestria, esclarecendo ações, detalhando projetos já em andamento e demais intervenções e suportes às famílias daquela região que produzem alho, morango, ,banana, dentre outros produtos que são comercializados para diversos cantos do país.

Djalma anunciou aos presentes, que conseguiu aumentar o percentual de aquisição para a merenda escolar de 20% para 50%, ou seja, já para esse ano letivo, a prefeitura irá adquirir dos produtores locais, cerca de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) em produtos que serão ofertados na merenda escolar em todas as escolas do município. O gestor falou ainda sobre a disposição da Secretaria Municipal de Agricultura em estar dando suporte, fortalecendo os vínculos, orientando e intervindo em favor do produtor rural em diversos aspectos, anunciou que uma moto niveladora será disponibilizada de forma exclusiva para aquela região, favorecendo a conservação das estradas em tempo integral, o que facilitará em muito a logística de escoamento da produção.

Ainda durante o encontro aberto ao público, o novo prefeito ouviu perguntas, esclareceu dúvidas e exortou sobre o poder da união dos agricultores em torno de associações e cooperativas, anunciando a colaboração da prefeitura, para a reativação  da cooperativa do alho, através da qual, além de valorizar a produção na hora da venda, irá desenvolver a industrialização, com a fabricação de pasta de alho, temperos e outros produtos, agregando valor e favorecendo a renda de homens e mulheres trabalhadores.

Ao final do encontro, com todos os presentes surpreendidos pela desenvoltura, postura integra e honesta do prefeito e demais membros do governo, o gestor esclareceu a todos que é grande a crise atual, muitas dificuldades estão enfrentando com dívidas herdadas e o abandono com as coisas públicas da gestão anterior. Falou ainda da grande quantidade de pessoas que buscam emprego no poder público, esclarecendo que além de não ter condição de contemplar, por estar a folha do município inchada, somente através de concurso seria legal a contratação caso houvesse vagas. Djalma informou que nesse momento, o município deve salários atrasados a centenas de funcionários, situação que exige esforço redobrado para ser sanada. Resumindo a sua ação no fortalecimento da produção agrícola que orgulha a todos os filhos da terra, o prefeito lembrou que esse é o melhor caminho para a geração de emprego e renda, pois, ao invés de trabalhadores estarem em busca de um emprego com rendimento mínimo, na sua terra, produzindo unido com a comunidade, terão muito mais condições de remuneração e consequentemente de uma vida mais digna. Encerrou.

Nossa reportagem estará realizando um documentário sobre a produção em todo o Vale do Alho no município de Novo Horizonte, para em breve, estar divulgando ao público, como forma de incentivo à toda a macro região, demonstrando como a força do trabalho e união são capazes de mudar a realidade das pessoas que acreditam e vão a luta de forma organizada e disposta.