Aproveitando a primeira viagem oficial à Salvador, boa parte dos novos prefeitos que assumiram em 1º de janeiro, além de se prepararem para a eleição que acontece hoje (25) na UPB União dos Municípios da Bahia, buscaram articular reuniões, conversas de bastidores e encontros oficiais com Secretários de Governo. Visitaram gabinetes e escritórios de deputados, estiveram com o Senador Otto Alencar e também protocolaram pedidos de providências, projetos e outras demandas em órgãos do estado.

Conhecendo de perto as imensas dificuldades que se apresentam para esse início de gestão, os prefeitos recém empossados, procuraram estreitar relações com autoridades e em especial, com os que representam os municípios (deputados federais e estaduais), além do Senador Otto Alencar, para que os mesmos assumam o compromisso com os novos mandatos, colaborando para facilitar convênios e emendas parlamentares, que certamente beneficiarão as comunidades do sertão.

Atendendo o convite para votarem e elegerem o novo Presidente da UPB, os gestores comparecem organizados em blocos, demonstrando que os tempos são outros e que cada um sabe exatamente como agir nesse momento de negociação, tendo em vista, não somente o peso dos votos de cada região da Bahia, como também, a força de cada bloco para as eleições de 2018, quando deputados, senadores e governador, necessitarão das bases que os prefeitos lideram hoje.

Dentre as diversas reivindicações apresentadas, destacamos os esforços dos prefeitos de Ibipitanga Edypan e de Macaúbas Amelinho, que aproveitaram o momento, para tentar assegurar recursos e parcerias pela valorização das tradições juninas. O prefeito de Livramento – Ricardinho, que sente o peso de manter um hospital regional, convidou os colegas Roberval de Dom Basílio, Éder de Jussiape, Cristiano de Rio de Contas e Sérgio Maia de Aracatu, para somarem forças e reivindicarem apoio financeiro/logístico junto ao Secretário estadual de Saúde Fábio Villas Boas.

De forma geral, o que se percebeu, foram mobilizações em todas as áreas. Prefeitos, assessores, deputados e secretários, estiveram mobilizados desde segunda-feira (23), devendo essas conversas e encontros oficiais se estenderem até sexta (27).

Independentemente do resultado das eleições da UPB, que será anunciado na noite dessa quarta-feira (25), com esse primeiro contato oficial entre integrantes dos poderes executivos municipais, que apresentam as reais situações ao governo e demais órgãos, espera-se o surgimento de novas metas e compromissos pelo bem do povo da Bahia e do nosso sertão. Esse é o verdadeiro papel dos líderes municipais, que têm a missão de gerir corretamente os destinos dos seus municípios.