Trabalhar para transformar a paisagem urbana, reestruturar espaços públicos, devolver dignidade aos diversos povoados da área rural que se encontravam abandonados, reunir forças e mão de obra para encarar desafios, buscar suporte de esferas superiores, organizar as finanças que foram deixadas aos frangalhos, fazer andar a máquina pública tão depredada e ainda realizar obras de vulto em poucos meses de governo. Essa foi a missão encarada com preocupação e serenidade pelo prefeito de Macaúbas Amélio Costa Júnior (Amelinho), que precisou se utilizar de toda experiência administrativa, para recolocar nos trilhos todos os órgãos da prefeitura. Um período de surpresas tão desagradáveis e entristecedoras, que nem os mais pessimistas previam.

Esse foi o cenário encontrado pela nova gestão. uma cidade estagnada, cuja população não mais acreditava numa recuperação a curto prazo. Iniciou-se então, um trabalho de  reconstrução total, revisando cada estrago e assim iniciando o caminho de volta ao caminho do trabalho sério, o qual ofertaria condições, para que o município voltasse a sonhar com uma recuperação digna, encaminhando-se rumo ao lugar de destaque que há décadas ocupou, não somente pela condição populacional, como pela pujança da sua economia e a força do trabalho do seu povo.

O prefeito Amelinho e sua equipe, mesmo diante de lamentável cenário, demonstrou competência e comprometimento, empreendeu esforços para corresponder com as expectativas da população e em curto espaço de tempo, já refez a estrutura administrativa, atuou com eficácia em áreas urgentes como a educação que voltou a sua regularidade, intervenções precisas na saúde, tanto na parte estrutural, contratações de profissionais para a sede (hospital e postos), como na área rural que teve os atendimentos regularizados. também na infraestrutura, o caos foi aos poucos sendo desfeito, com atitudes firmes na recuperação de estradas, reparos em pontos críticos, recuperação da malha viária urbana, bairros inteiros tiveram suas ruas recapiadas, asfaltos recuperados, praças urbanizadas, limpezas em todos os locais, emfim, travou-se uma guerra pelo retorno da normalidade.

Além de pequenos reparos e grandes intervenções, foram realizadas obras de importância sem ter se descuidado dos atendimentos à população, dinamizando setores e secretarias antes inoperantes e que hoje colaboram diretamente para o bem estar da população, desafogando o executivo, um trabalho harmonioso que nem de longe se compara ao abandono total vivido há alguns meses no final de uma gestão que o povo de Macaúbas prefere apagar da memória.

De acordo com a avaliação do prefeito, “a administração tem adotado uma postura séria, alinhada com as melhores práticas de gestão pública, buscando inovar e modernizar os processos administrativos com a diminuição de custos e aumentando a segurança e transparência das informações.  A cidade estava às escuras em todos os aspectos imagináveis e isso não poderia continuar daquela forma. Tudo que queremos é resolver os problemas da cidade e ajudar as pessoas a viverem melhor. Temos  feito um trabalho dedicado, estou feliz em ver as coisas se encaminhado, o objetivo é fazer uma gestão promissora. Iremos voltar a ser o que éramos antes, um povo alegre, determinado e cheio de otimismo”, concluiu o prefeito.

INAUGURAÇÃO DA CASCATA NO TREVO E REVITALIZAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS

Aconteceu no final da tarde desta quarta-feira 21 de junho de 2016, a INAUGURAÇÃO DA CASCATA E REVITALIZAÇÃO DO PORTAL DA ENTRADA DA CIDADE. O lugar é mais um ponto turístico de Macaúbas, além da Cascata todo Portal foi reformado e as lâmpadas queimadas estão em fase final de trocas com nova iluminação mais econômica e eficiente, com lâmpadas de Led, deixando a entrada da cidade mais linda e atrativa.

Além do prefeito Amelinho, estiveram presentes o prefeito de Ibipitanga Edy Pan, o presidente da Câmara de Vereadores Anderson Gumes, o vice-prefeito Vá de Lindolfo, os vereadores Marcinha do Açude, Ricardo Costa, Maxuel, Ié e os secretários municipais juntamente com a população que foram prestigiarem.

Em seguida, muitos dos presentes visitaram as praças Amélio Costa, que fica próximo a feira livre e a Pracinha das Artes, sendo que aquela, teve sua fonte restaurada, a qual foi alvo de depredação, além de nova iluminação e recomposição de plantas ornamentais e tendo as vias em torno nova iluminação de Led. Já a Pracinha das Artes, ponto de encontro de jovens e seus recitais, ponto de encontro de movimentos sociais e local de convivência dos moradores ao seu entorno, também recebeu novas cores e iluminação, ações estas que valorizam mais ainda a beleza do lugar.

COLÉGIO DE CURRALINHO PASSOU POR UMA MEGA REFORMA

O Prefeito Municipal de Macaúbas Amelinho, o Vice Vá de Lindolfo e Jonaldo (Secretário de Educação) fez a entrega no inicio de junho de 2017 do Colégio de Curralinho depois de uma mega reforma.

SAÚDE – A Secretária Municipal de Saúde iniciou seu ciclo de Ações de Saúde voltadas para a prevenção de alguns agravos.  Essas ações são realizadas pelos profissionais da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município e tem como objetivo levar informações, orientações  e alguns serviços para população.

Estão sendo realizadas nas diversas comunidades, palestras preventivas,  Atendimento Médico domiciliar, além de prestação de  serviços como Vacinação,  Aferição de Pressão Arterial, Teste de Glicemia, Avaliação Antropométrica e  Orientações sobre Métodos Contraceptivos. Também são entregues kit de primeiros socorros para os organizadores do torneio de futebol. A Feira de Saúde, contou com a presença do Prefeito Amelinho e o Vice Vá de Lindolfo.

PREFEITURA E SECRETARIAS PARTICIPARAM DA II EXPORURAL E II FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIARA II EXPORURAL e II Feira da Agricultura Familiar da Bacia do Paramirim aconteceu na casa de show PRINCY EVENTOS em Macaúbas e teve sua abertura oficial no dia 26 e foi até dia 28 de Maio de 2017 domingo.

O evento contou com muitas novidades, palestras, artesanatos, doces, salgados, bebidas e muito mais…Foram vários STAND e com várias informações, além da Prefeitura cada Secretaria teve seu STAND oferecendo serviços e informações na Saúde, Educação, Ação Social, Cultura e serviços como retirada de documentos entre outros. Essa foi uma iniciativa que serviu como projeto piloto a ser adequado, no intuito de contemplar todo o município.

SECRETARIA DA SAÚDE CRIA ESPAÇO VOLTADO À EDUCAÇÃO BUCAL DE CRIANÇAS EM MACAÚBAS

O projeto é inovador e certamente pioneiro no Estado, idealizado pela equipe técnica em odontologia da Secretaria da Saúde em parcerias com as escolas municipais e profissionais da área de odontologia, criam o Espaço Odonto Kids, voltado à educação bucal das crianças das escolas do município.

A primeira etapa do Projeto foi realizado com alunos da Escola Municipal Selma Nunes infantil, localizada do Loteamento Bastos, entre as ações, está o contato direto do aluno com o ambiente de trabalho do profissional: o “dentista”, além de informações básicas de higiene bucal e outros serviços.

CENTRO DE SAÚDE DE MACAÚBAS CONTA COM QUADRO ESPECIALIZADO DE PEDIATRIA

Com a nova gestão o Centro de Saúde de Macaúbas, que atende mensalmente milhares de pacientes, desde gestantes, recém-nascidos, adultos e idosos, uma Unidade de referência que conta com profissionais especializados, como é o caso da Equipe de Pediatria, composta pelas médicas Drª Marilene, Drª Soraia e Drª Agueda, serviços estes que estavam suspensos. As consultas estão sendo agendadas na Centra Única de Marcação, localizo na Rua Dois de Julho e o atendimento é feito no Centro de Saúde, o qual tem a coordenação da Enfermeira Nelma Costa.

Os postos do interior do município também estão recebendo atenção, alguns estavam com problemas de estruturas, falta de médico e até de equipamentos básicos os quais muitos destes já passaram por reforma e já estão atendendo a população, outros ainda devem passar pelo mesmo processo.

 

PRAÇA DA RODOVIÁRIA TOTALMENTE  REFORMADA

A Prefeitura de Macaúbas vem reconstruindo a cidade, em especial as vias públicas que se encontravam em estado deplorável, sem condições de trafegabilidade, assim  a Praça da Rodoviária (Fórum) e ruas adjacentes foram todas reurbanizadas, recebendo tratamento asfáltico. Mais uma conquista para a população e milhares de usuários dos transportes coletivos intermunicipais.

Mais pavimentação asfáltica no LOTEAMENTO BASTOS

O programa de revitalização e urbanização de bairros chegou ao Loteamento Bastos, que ganhou diversas ruas pavimentadas, oferecendo mais dignidade, conforto e valorização para os milhares de moradores que orgulhosos presenciaram o progresso de volta ao seu bairro e a toda Macaúbas.