A primeira-dama do município de Macaúbas Flordenice Costa, acompanhada da Secretária de Assistência e Ação Social Natália Dias e do Secretário Municipal de Educação Jonaldo Silva, se fizeram presentes ao evento de adesão ao programa ‘Mais Infância’, iniciativa das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), presidida pela primeira-dama do estado Aline Peixoto. O encontro reuniu mulheres militantes do setor social de diferentes municípios baianos. Flordenice representou a gestão do prefeito e esposo Amélio Costa Júnior (Amelinho).

Segundo a primeira dama, o encontro foi muito proveitoso para o município e para as crianças da Bahia. “Foi com satisfação que estivemos representando Macaúbas no belíssimo evento da anfitriã Aline Peixoto. O Encontro de Mulheres Solidárias. Foi de fato, muito produtivo trocar ideias com tantas mulheres militantes do social, e também adquirir conhecimento. Já a Secretária de Ação social Natália Dias, disse ter sido oportunidade de muito aprendizado, “Macaúbas enfrenta a crise, como os 416 municípios baianos, com dificuldade, mas guerreando! ”, frisou a Secretária que acredita em grandes avanços para a infância de Macaúbas.

O encerramento das atividades do Programa ‘Mais Infância’, em 2017, lotou o auditório do Senai Cimatec, em Salvador, nesta terça (5). Entre primeiras-damas municipais, gestores municipais e educadores, cerca de mil pessoas se uniram à primeira-dama da Bahia Aline Peixoto, durante o 1º Seminário Estadual do Mais Infância, para discutir as ações realizadas neste ano e também as que serão implementadas em 2018, fortalecendo a rede de proteção à criança no estado.

“Sempre tive a vontade de desenvolver um projeto para as crianças, que são o futuro do país. Uma das dificuldades era a manutenção do programa. Então, nós pegamos o Palácio da Aclamação e, com o dinheiro obtido com o cerimonial, vamos reformar diversas creches na Bahia e capacitar um monte de professores”, afirmou Aline. A presidente das VSBA ainda destacou a convocação das primeiras-damas municipais para a participação no programa. Eu mostrei a parte social, a parte do coração, e hoje elas conheceram a parte técnica do Mais Infância. As Voluntárias Sociais não conseguem fazer nada sozinhas. Por isso, nós precisamos da ajuda delas”. Segundo o coordenador do Mais Infância, Manoel Calazans, durante o ano, a capacitação dos educadores de creches da primeira infância envolveu nove encontros.

O projeto “Mais Infância”, é realizado pelo Governo do Estado juntamente com as Voluntárias Sociais. O evento teve como objetivo pensar novos rumos para a infância na Bahia, com foco na multiplicação para as cidades interioranas.  Na ocasião foi apresentado o cenário da educação para a primeira infância no Estado e novas estratégias para potencializar o cuidado e a educação infantil. O evento contou com a presença de algumas autoridades estaduais como a deputada Fabíola Mansur, a Secretária Estadual Olívia Santana, o Governador Rui Costa e a Primeira Dama Estadual Aline Peixoto. O momento foi bastante oportuno para agregar novas perspectivas para o município que aderiu recentemente ao selo Unicef para a infância.