Cada filho da terra ou morador, a sua maneira, de acordo com as suas crenças, agradeceu aos céus pela paz, harmonia, saúde e desenvolvimento da cidade e comunidades inseridas na área rural. No domingo (12), aconteceu na igreja matriz, uma concorrida missa solene em ação de graças com presença de autoridades, ex-prefeito Gildásio, presidente da Câmara de Vereadores, secretários, o prefeito Vânio Santos. acompanhado de familiares, que junto com a comunidade católica, elevaram preces a Deus, pedindo sabedoria e disposição, para seguirem na luta em prol de uma Rio de Pires cada vez melhor.

A primeira Semana Cultural, coordenada por Emerson Marques e sua equipe da Diretoria de Cultura, contou também com o apoio da Secretaria de Educação, diretores e todo corpo docente das escolas do município, além de outros colaboradores. Apresentações musicais, homenagens a figuras ilustres da terra, encenações teatrais que recordaram coisas do cotidiano, não deixando de lado as atividades folclóricas como o reisado e o tradicional forró. Também foram exaltadas as atividades agrícolas que até os dias atuais, são sustentáculo da maioria das comunidades.

Com uma diversificada programação, a primeira Semana Cultural reuniu milhares de moradores na praça, numa bonita integração de gerações, prestigiando momento impar para a história e a cultura da sociedade. Como não poderia faltar, o esporte esteve presente no calendário festivo, sendo a atração maior. O futsal de Rio de Pires, famoso pela qualidade, pela simpatia de milhares de torcedores e a dedicação dos seus atletas praticantes, fechou em altíssimo estilo as comemorações. O povão lotou praças e ruas, para testemunhar uma eletrizante final de campeonato. Segundo o Secretário Alan Patrick, uma das melhores partidas de todos os tempos, com direito até a prorrogação. Ao Final, sagrou-se campeã a equipe PZ (Preocupação Zero), que venceu a forte equipe da Varzinha pelo placar de 6X4.

A Festa para a cultura da cidade de Rio do Pires, encerrou-se na noite de ontem (18), dia do aniversário de 56 anos de emancipação política do município. Todo o evento recebeu elogios por ter como objetivo a promoção da cultura e da arte, despertando em jovens participantes, o desejo de valorizar o que existe de melhor em um povo, sua história. De acordo com o Diretor de Cultura Emerson Marques, “atingimos nosso objetivo que era enfocar os mais variados temas em âmbito cultural, seja urbano ou rural, além de questões da nossa atualidade. Uma belíssima manifestação cultural, que encheu de orgulho não somente os participantes, como também a todos que ali estiveram para prestigiar”. Destacou o Diretor.

Segundo o prefeito Vânio, “Foi uma experiência positiva e surpreendente, mesmo em tempo de extrema dificuldades, vimos as famílias reunidas, nosso povo participando dessa importante comemoração. Quero parabenizar a todos os envolvidos. O Diretor de Cultura, todas as unidades de ensino e seus respectivos alunos e responsáveis, que fizeram bonito em um trabalho de pesquisa, confecção e apresentação pública das coisas, lugares e personalidades da terra. As atividades culturais não são somente uma forma de lazer para o cidadão, servem para o crescimento pessoal, conhecimento da diversidade cultural e assim tornar uma pessoa mais segura, confiante, crítica e criativa, por isso, projetos culturais são de grande importância, além de serem prazerosas”. Definiu o prefeito.

Na oportunidade, o prefeito transmitiu sua mensagem aos presentes e a todo o povo da sua amada Rio do Pires: “Neste aniversário de 56 anos de minha terra, desejo a cada um dos nossos conterrâneos e a todos que escolheram Rio do Pires para morar e criarem suas famílias, uma vida em paz, harmonia entre as pessoas, desejo uma cidade alcançando novas e importantes conquistas. Tenho certeza de que esse é um momento difícil, porém, também tenho a convicção de que juntos e sempre unidos, iremos superar os obstáculos e comemorar grandes vitórias! Parabenizo essa gente guerreira que não tem medo de aceitar os desafios e superar as dificuldades. Essa gente que tem vontade de vencer. Rio do Pires merece que lutemos por ela. Acreditando nisso, tenho trabalhado para o seu crescimento e para melhorar a qualidade de vida dos seus moradores.  Essa luta tem se fortalecido nesses últimos meses como prefeito. Participamos de um projeto político que vem mudando o contexto do município. Dentro em breve, estaremos anunciando e entregando mais uma série de benefícios, obras para a melhoria da qualidade de vida da nossa gente. Além de tudo o que já conquistamos nesses poucos meses, os novos investimentos também farão parte do cenário da cidade. Parabéns Rio do Pires e muito obrigado a nossa gente! Seguimos trabalhando sempre mais para que no futuro, todos se orgulhem do nosso legado”. Enfatizou o prefeito.