Buscando cumprir com os seus propósitos de campanha, o prefeito de Érico Cardoso Dr. Érico, fez um balanço dos primeiros dias à frente do executivo municipal, discorrendo sobre as diversas ações já em andamento, ressaltou dificuldades pelas quais não somente Água Quente, como todos os municípios da região e de todo o Brasil enfrentam, apresentou juntamente com sua equipe de Secretários e colaboradores  a real situação, para que a população esteja por dentro de tudo o que acontece, incluindo a situação financeira da prefeitura.
 
Dr. Érico definiu esse início, como "90 dias de decisões e ações futuras para 2017”, afirmando que o alto valor da folha de pagamento, aliados a uma quantia considerada alta para a manutenção dos serviços essenciais, obriga a tomada de uma série de medidas para conter despesas em todas as secretarias, bem como, buscar meios legais para quem sabe, aumentar a arrecadação municipal, sem onerar o contribuinte. o prefeito destacou que será necessário um esforço conjunto para contemplar todas as famílias que de alguma forma, necessitam da prefeitura.
 
 
Para o gestor, foi preciso uma equipe técnica e profissional para dar conta da gestão. “Não é possível administrar uma cidade como Érico Cardoso apenas com colegas, parceiros políticos. É importante ressaltar que toda administração que busca ter sucesso, realizar obras e projetar a cidade e o campo, deve contar com profissionais capazes, conhecedores de cada área, para a busca conjunta de soluções e alternativas que venham beneficiar o povo que a nós confiou o mandato.
 
 
 
Um começo difícil, porém, com perspectivas animadoras. Isso é uma verdade nesta terra. Declarou Dr. Érico, lembrando que o mandato está se iniciando bem, com união de grupos políticos locais e com ajuda dos deputados, senadores, bom relacionamento com o governo do estado e governo federal. “Nossa intenção é trabalhar muito, contando com apoio de todas as lideranças. Estamos focados, eu e toda minha equipe, apenas no futuro de nossa cidade, sempre com muita organização, planejamento e respeito à população. 
 
 
Reformas de estabelecimentos escolares; capacitação de profissionais; reformas em todas as estradas vicinais do município, com ênfase para a região serrana; reorganização da feira-livre; realização de festejos tradicionais como o da Comunidade do Angico; constante presença em reuniões, encontros com diversos segmentos da sociedade; organização do quadro funcional para adequar ao seu modelo de gestão;  reforma no Hospital Municipal; informatização e contratação de profissionais para diversas áreas de atendimento, são algumas das primeiras ações nesses dias. Vale ressaltar que desde o início da sua gestão, o prefeito tem peregrinado por Salvador e Brasília, tendo inclusive já formalizado convênios importantes, além de protocolar diversos projetos que com a parceria de parlamentares em breve estarão chegando à Érico Cardoso.  
 
 
 
 
Jornada Pedagógica – Ser professor na contemporaneidade'
 
 
A Secretaria de Educação e Cultura de Érico Cardoso realizou entre os dias 22 e 24 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2017. Professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e demais profissionais da rede municipal de ensino, marcaram presença na noite de abertura do evento que aconteceu no salão da Câmara Municipal de Vereadores do Município. Também estiveram presentes o Excelentíssimo Sr. Prefeito Érico Cardoso de Azevedo, seu Vice o Excelentíssimo Sr. Antônio Baptista de Souza, o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Sr. Gilberto Ramos Azevedo e demais autoridades locais.
 
 
Com o tema 'Ser professor na contemporaneidade', o palestrante da noite, Professor Sérgio Souza Magalhães, apresentou uma reflexão sobre a prática docente diante do contexto social, político e cultural que vivemos atualmente e como o profissional da educação pode contribuir para a transformação da nossa sociedade. Professor do Ensino Médio e do Ensino Superior, Sérgio socializou entre os presentes suas experiências sucedidas de ensino, extensão e pesquisa desenvolvidas com seus alunos.
 
 
O segundo dia da jornada pedagógica foi dividido em 5 oficinas com temas voltados para Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Quilombola. O terceiro dia e encerramento da Jornada, foi voltado para o Plano de Cargos e Remuneração do Município. O Advogado Dr. João Ricardo Brasil, fez uma explanação sobre diversos pontos da lei que regulamenta o plano, bem como abriu o espaço para os professores presentes tirarem dúvidas acerca do plano.