A comunidade da encantadora Rio de Contas, celebrou na quarta e quinta-feira (14 e 15) de junho, a Festa do padroeiro tão reverenciado, Corpus Christi – Corpo de Cristo. Uma das mais belas manifestações de fé e tradição que pelos encantos proporcionados, atrai turistas de diversos lugares do Brasil, apreciadores de todo o ritual, preparações, cultos, encenações, enfim, um clima contagiante de devoção e beleza que em Rio de Contas é preservado e a cada ano enriquecido com novos adeptos.

O evento que mobiliza toda a cidade, teve o seu ponto culminante com a missa pela manhã e a procissão na tarde de quinta-feira, com a presença de autoridades e convidados ilustres, que elogiaram não somente a iniciativa da comunidade, como o esforço do poder público, que através da Prefeitura Municipal, apoia e colabora para esta grandiosa festa a qual representa momento maior de harmonia, confraternização e fé, sendo hoje reconhecida como um patrimônio cultural da Bahia e do Brasil.

A festa do Santíssimo se inicia com as novenas, cujos novenários a cada noite, ficam a cargo dos representantes dos diversos segmentos da sociedade como: professores, comerciantes, funcionários públicos, artesãos, etc.  Após a última novena, na véspera da festa, a Banda Filarmônica “Lira dos Artistas”, realiza uma passeata pelas ruas, acompanhadas por autoridades que carregam brasões municipais, populares e grande número de turistas que se deleitam ante o deslumbrante colorido das lanternas que adornam as fachadas das residências, prédios públicos e comerciais. Após a passeata, realiza-se o leilão no adro da igreja, animado pela filarmônica. As prendas são arrematadas por moradores e turistas, cuja renda é destinada à manutenção da igreja.

Na quinta-feira, dia da festa, a comunidade levanta cedo, inclusive o alunado do colégio, assessorados por professores e trabalhadores da Prefeitura Municipal, se apressam em iniciar a decoração das ruas com tapetes coloridos, com figuras representativas da simbologia da festa, confeccionados com palhas de arroz, serragem, areia colorida e cal.
Momentos antes da procissão, colocam-se vasos com plantas ornamentais nas calçadas e nas janelas, toalhas e colchas artisticamente trabalhadas.

No momento da procissão, as ruas, calçadas e casas já estão adornadas para saudar a passagem do Corpus Christi, que desfila protegido por um “Pálio”, carregado por sacerdotes e autoridades locais. No percurso da procissão improvisam-se altares, em frente a algumas entidades, onde se celebra a “Benção Solene”, acompanhada da chuva de papel picado e queima de fogos de artifícios durante a elevação do “Santíssimo Sacramento”.
No encerramento da festa, os fogos de artifício mais uma vez iluminam o céu, saudando o Santíssimo com a benção final.

Como todos os demais anos, todo evento esteve criativo e agradou a todos os moradores e turistas que se pronunciaram externando toda a alegria, contentamento em participar de tão importante homenagem, que une a todos num só sentimento de religiosidade e emoção.  A contribuição dos Sacerdotes da Igreja Católica, dos responsáveis pela condução dos trabalhos na Paróquia do Santíssimo Sacramento, colaboradores e do Poder Público Municipal, foram muito importantes para preservar a participação e a espiritualidade da comunidade nos festejos.

Mais uma vez, a cidade recebeu número recorde de visitantes que se deslumbraram com tamanha criatividade na confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi, ornados com carinho pela comunidade.

Importante  lembrar  o esforço do prefeito municipal Dr. Cristiano Azevedo e da primeira-dama Mariana, que com total comprometimento, responsabilidade e doação, foram também responsáveis pelo sucesso das comemorações do padroeiro Corpus Christi.

"Tudo aconteceu de forma tranquila. Recebemos os filhos de Rio de Contas e milhares de visitantes de braços abertos. Muita alegria foi saber que estávamos contribuindo diretamente para o avivamento de tão querida tradição. Na função de Prefeito, jamais eu poderia deixar essa festa tradicional passar despercebida. Nós contamos com a colaboração dos Servidores o apoio da Câmara de Vereadores e junto com a comunidade, recebemos aqui pessoas importantes como os Deputados José Rocha, Cláudio Cajado e Marquinhos Viana que nos prestigiaram. Tudo foi muito bonito. Posso dizer que estou satisfeito com a repercussão da festa do padroeiro, os comentários distribuídos pela nossa comunidade. Estou Feliz”, concluiu Dr. Cristiano.

Por: Samuel Rodrigues de Lima – Jornalista DRT/BA 5232