Quem esteve no Arraiá "Tradição da Nossa Gente" em Rio do Pires por ocasião do maior São Pedro do Sertão, percebeu toda a limpeza urbana, organização e zelo pela cidade. Um magnífico Portal totalmente revitalizado e muito iluminado dava as boas vindas aos visitantes. Avenidas muito bem cuidadas e ornamentadas davam o tom do clima junino que reinou na cidade durante todo o mês de junho.

Os portais, estrategicamente instalados nas entradas do maior arraiá da região, homenageavam grandes nomes da música como Vavá, Zeinha (Criador do São Pedro) e o inesquecível forrozeiro Zé de Chico, prefeitura, comunidade e artistas reverenciaram estes ilustres filhos da terra nos dias de festança de São Pedro, que na edição 2017, superou pela criatividade, excelentes atrações musicais, exposição de maquetes e outros trabalhos artísticos, boa distribuição das praças de alimentação, barraquinhas padronizadas, segurança sempre de prontidão e é claro, a animação da moçada, adultos e idosos, energia que já é atrativo, contagiante que encanta os que participam da festa.

O Jovem prefeito Vânio, a primeira dama Josy, Secretários, colaboradores, estiveram empenhados durante todo o mês de junho, com os preparativos das festas nas comunidades, como o São João da Varzinha, São Pedro da Placa e a festa maior e mais famoso São Pedro de toda a região, que congrega milhares de pessoas nos principais dias, quando, a cidade recebe grandes atrações musicais, artistas locais, regionais e de renome nacional, a exemplo João Almeida, Leléu de Zé de Chico, Trio Sabiá, Lordão, Mastruz com Leite, Bandana, Gustavo Mendonça, Gegê Lima, Liano Silva, Xodó da Bahia, Luiz Bento, D'Look, Trio Umbuzeiro, CAfé Coado e o forrozeiro Edigar Mão Branca,

Como já é de tradição, os shows foram realizados durante três dias no palco principal, iniciando dia 30 de junho e estendendo-se pelos dias 02 e 03 de julho, quando no mais alto astral, a multidão se despediu de mais um inesquecível São Pedro de Rio do Pires, com a Promessa de estarem de volta no próximo ano se Deus quiser.

A estimativa de público flutuante nos festejos foi de cerca de 20 mil pessoas que passaram pela cidade, atraídos pela boa música, organização e estrutura de primeiro mundo e em especial pela animação dos participantes que já é patrimônio do povo de Rio do Pires. "Os festejos juninos em nossa terra, representam a maior expressão da cultura do nosso povo. Todos esperam durante doze meses, para nessa época receber entes queridos, amigos, prepararem a fogueira e começarem as comemorações do São Pedro. Tem o Arraiá da Cultura, apresentações de quadrilhas, brincadeiras juninas, nossa terra é rica em talentos musicais, enfim, desde o nosso esquenta. Eu não conheço nenhum município que faça festa mais animada, com participação popular e tanta empolgação que contagia e emociona. Uma comemoração de alto nível, sem dúvidas nossa gente se orgulha de tão importante data para a nossa cultura, aqui temos o lazer amplo, onde todos participam praça lotada em todas as noites", afirmou o prefeito Vânio.

O prefeito avaliou positivamente os festejos de São Pedro. Segundo ele, a prefeitura não encontrou dificuldades para a realização do evento. "Não vi queixas, não ouvi reclamações, não vi problemas, ao contrário. As festas juninas estão crescendo a cada ano e se depender da nossa gestão, irá melhorar em cada detalhe. É nosso dever dar continuidade a tão bela confraternização, é uma festa que vem agradando muito", disse.

Com relação a mistura de ritmos nos festejos juninos, onde o forró deveria predominar, Vânio afirmou que a música nordestina e o forró sempre tiveram prioridade. Disse que existe também a necessidade de atender ao gosto de todos os públicos, mas que o forró predominou na grade de todo os dias.  Já o diretor de cultura e eventos, Emerson Marques, afirmou que o Arraiá de São Pedro foi um sucesso, levando em consideração as dificuldades naturais das cidades do sertão.

 

"A nossa avaliação é muito positiva, diante das dificuldades que tivemos para formatar os festejos juninos, hoje é o maior evento de Rio do Pires, mas diante de muito esforço e comprometimento por parte da nossa equipe, conseguimos realizar de uma forma que agradou a todos, superando as expectativas. O prefeito, os Secretários estão gratificados e satisfeitos com os resultados alcançados. Os próprios visitantes, também representantes da nossa sociedade, aprovaram a festa, afirmando que o resultado do sucesso foi a demanda de público que recebemos, conseguimos atingir o objetivo de fazer um São Pedro com organização, segurança, conforto e muita animação. ano que vem tem mais". Comemorou.