O trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Rio do Pires, através da gestão Ação e Transparência tem deixado a população com a autoestima elevada e confiante na administração do prefeito Vânio e do vice-prefeito Dey que contam com o apoio da Câmara de Vereadores, secretários, servidores e colaboradores e em tão pouco tempo de governo a população tem sido atendida com ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Segundo o que apurou a nossa reportagem, além de postos de saúde e escolas na região serrana, a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, já reformou e ampliou alguns trechos, sendo que quase a totalidade das estradas vicinais, hoje possuem condições de trafegabilidade com conforto e segurança. A ação garante a trafegabilidade e o escoamento da produção, além do transporte de alunos, pacientes e profissionais que prestam serviços de saúde e educacionais.

Atenção especial aos Distritos de Ibiajara e Varzinha, com a prefeitura sempre presente, essas comunidades são contempladas com serviços essenciais como limpeza urbana, melhorias na iluminação pública, ampliação da eletrificação, reforço nos atendimentos básicos, além da valorização das tradições.

Na sede do município, diversas obras já foram realizadas, pavimentações de ruas, instalação do magnífico portal na entrada da cidade, banho de luz com a tecnologia de leds, ajardinamento, urbanização e reforma de todo o perímetro da Av. Clemente Pereira da Silva, incluindo iluminação moderna e edificações que deram ao local aspecto agradável e aconchegante.

Reformas no Cemitério da Saudade, melhorias no sistema de iluminação, contratação de profissionais das diversas áreas, aquisição de equipamentos, enfim, muito foi feito em tão pouco tempo de uma gestão que tem tudo para marcar seu nome na história do município.

O atendimento de saúde representa um dos serviços mais importantes para a atual gestão, por isso está de pé o compromisso de garantir saúde pública de qualidade para a população. O novo Posto de Saúde da Sede, conta com a equipe de Saúde da Família e atendimento odontológico. O trabalho é realizado em um espaço amplo, distribuído em vários consultórios, salas de vacina, espaço para procedimentos de esterilização, trazendo mais comodidade aos pacientes e profissionais. O Hospital dos Trabalhadores Rurais de Rio do Pires foi contemplado com a contratação de novos profissionais, dentre os quais estão, Dr. André, Psiquiatra, Dr. João Paulo endocrinologista e Dr. Herivaldo Clínico Geral, conta ainda com a assistência em saúde pela Enfermeira Mariana Almeida

.

O PSF de Varzinha realizou uma Feira de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, cujo objetivo principal foi oferecer serviços gratuitos à comunidade, como: aferição de pressão arterial, frequência cardíaca, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC), teste de glicemia, avaliação nutricional, além de informação e orientação sobre saúde bucal, diabetes e doenças cardíacas.

O médico, Dr. Gilton Santana realiza através do Programa Médico da Família, atendimento domiciliar na região serrana do município, compreendendo três localidades: Matão; Curralinho e Contagem. Acompanhando cerca de 80 pessoas, juntamente com a técnica de enfermagem Daniela Marques, ação plausível, que reflete o espírito humanitário de uma gestão que cuida da sua gente.

Através do PSF de Varzinha, também acontecem Visitas Domiciliares, como nas Localidades de Surubim e Córrego da Roça, sob a responsabilidade do médico Dr.João Paulo Neves Macedo e da enfermeira Deborah Fernanda. Ainda na área de saúde, um grande sonho da comunidade de Curralinho torna-se realidade, com a inauguração UBS, obra de suma importância, que muitos não acreditavam ser possível e que em poucos dias da atual gestão, foi realizada e entregue à comunidade daquela região.

Preocupado com o abastecimento de água no município, principalmente com a situação dos moradores da região serrana, o Prefeito Vânio, adquiriu tubos de PVC e demais materiais necessários para a interligação de água nas diversas residências da comunidade de Contagem, a entrega do material foi realizada através de Willian, líder político da região, a fim de amenizar o sofrimento daquelas famílias com a constante escassez desse precioso líquido. Ainda em Contagem, o Governo da Ação e Transparência entregou o Posto de Saúde, que oferece através de uma equipe interdisciplinar, atendimento de qualidade aos moradores da região.

Em regiões de difícil acesso, desprovidas de fontes naturais graças à intervenção do prefeito junto à CERB, atendendo ao pedido da população, foi possível beneficiar as comunidades de Matão e Curralinho com a abertura de poços artesianos.

Dentre as diversas reformas, pinturas, construções e ampliação de prédios escolares, destaca-se a reforma da Escola Antônio Carlos Magalhães, da localidade de Alagoinhas, concluída com sucesso graças ao empenho pessoal do Secretário de Obras Gildásio, o Colégio conta agora com uma quadra poliesportiva, importante equipamento, que certamente irá contemplar toda a juventude da região com um local adequado à prática de esportes, bem como, para a realização de eventos festivos e culturais.

Em visita recente a capital do estado, mais precisamente no Centro Administrativo da Bahia, o prefeito Vânio, o Secretario de Finanças Hiran e o Chefe de Gabinete, Maurício Medeiros, participaram de uma audiência com o presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho, para discutir a possibilidade da assinatura de convênio de R$ 2,7 milhões que serão destinados à obras de infraestrutura.

Depois de insistentes cobranças do prefeito Vânio, do Ex-Vereador Antônio da Varzinha e da liderança política Wiliam Marques, as Comunidades de Matão, Palmeiras, Engenho dos Cardosos e Capoeirão, foram contempladas com a tão sonhada obra de eletrificação.