Ao fazer uma avaliação desses 90 dias de gestão, o prefeito do município de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira, homem de bem, conhecedor das dificuldades da terra, detentor de humildade e muito carisma junto à população, diz ter encarado de frente uma situação de completo abandono, tendo mergulhado em dias difíceis, agora consegue enxergar não somente o tamanho do estrago deixado, como também, planejar ações para uma retomada que exigirá sacrifícios.
 
Roberval que fez uma campanha limpa, propositiva, pautada na ética, busca agora provar seu comprometimento, sua preocupação com a população e a necessidade imediata de ações para reverter o caos administrativo deixado pelo seu antecessor. Com poucos dias de administração, o prefeito conseguiu implementar um modelo de trabalho que faz com que os dombasilienses não tenham nenhuma saudade do passado nebuloso.
 
Com medidas simples, a nova equipe de gestão municipal, tem conseguido dar uma dinâmica na prefeitura jamais vista na cidade. Os prefeitos dos últimos anos foram frustrantes, legando um atraso sem precedentes na cidade, nenhum deles conseguiu formar uma equipe qualificada, pessoas que desejam o bem comum. Esse é o espírito que norteia a luta de todos os colaboradores da atual gestão.
 
 
O prefeito, que é empresário e técnico por formação, sabe da importância de investir os recursos de forma eficiente, sobretudo para uma cidade que tem a gama de dificuldades e desafios de ordem financeira e social para enfrentar, portanto, o gestor não poderia repetir as posturas desastrosas dos que passaram pelo poder.
 
"Dom Basílio elegeu um prefeito que demonstra conhecimento dos problemas da cidade, capacidade de formar uma equipe qualificada e principalmente tem se preocupado em colocar a máquina para funcionar visando atender principalmente aqueles que mais precisam. Pode até ser muito cedo para dizer que a gestão de Roberval será um sucesso absoluto, mas é inegável reconhecer que agora depois de muitos anos Dom Basílio tem prefeito realmente preocupado com nossa gente". Desabafou o Assessor de Comunicação.
 
 
"Em todos os setores, muitas coisas já foram recuperadas, veículos, maquinários, equipamentos, programas e projetos estagnados foram reativados com nova roupagem, além de grandes ideias que estão sendo colocadas em prática. Tudo isso terá uma repercussão positiva dentro em breve. Todas as secretarias, incluindo a sede da prefeitura municipal que tem como papel central o atendimento a toda população, ao iniciar os trabalhos se deparou com estruturas inadequadas, materiais básicos insuficientes, a maioria dos computadores sem condições de uso, ares condicionados danificados, materiais de escritório inexistentes falta de linhas de telefone fixo, provedor de internet sem conexão, veículos sem condições de uso, devido à falta de peças e pneus totalmente danificados. 
 
 
O mais grave é que nenhuma informação foi repassada. Ou seja, não aconteceu o processo transparente e imparcial de transição. O novo governo assumiu em plena escuridão. Referente às estruturas físicas, nunca se viu tamanha depredação. Inimaginável! Difícil até descrever fielmente a falta de zelo, desonestidade, depredação encontrada". Confidenciou o Secretário. 
 
Iniciar de forma digna o atendimento ao público, tornou-se um desafio imediato, adequações, reformas, instalações e a formatação do que se imaginava para a nova equipe, diante das péssimas condições estruturais e administrativas para as ofertas dos serviços que a população almeja e merece foi uma primeira batalha da reconstrução. Declarou o Secretário Gelson Caíres.
 
 
Assim, o prefeito da querida Dom Basílio, acredita estar construindo um cenário, onde muitos e novos agentes devem contribuir, mas, onde os avanços obtidos sejam considerados conquistas históricas que farão a diferença em Dom Basílio. 
 
Segundo o prefeito, a gestão municipal desde o início do ano vem sanando inúmeras urgências deixadas pela antiga administração, foram encontrados muitos problemas em todas as áreas da gestão municipal. "Nós perdemos um ano, pois no município de Dom Basílio eu não encontrei sequer um projeto, desse modo 2017 será um ano de realizações de projetos para que em 2018 possamos começar a coloca-los em prática. Como nós formamos uma equipe basicamente técnica, estou confiante no cumprimento das metas estabelecidas na proposta de governo. É meu compromisso respeitar o povo, temos que valorizar o cidadão e principalmente nossas crianças, é triste constatar a depredação dos prédios públicos, mas com fé em Deus e muita força de vontade estamos revertendo esta situação, " destacou o prefeito.
 
 
Desde o primeiro dia da administração, Roberval visita comunidades, participa de reuniões, atende na sede da prefeitura, viaja em busca de recursos, planeja, encaminha, discute soluções, enfim, um prefeito dinâmico que está convicto da sua missão, perseguindo seus ideais. Tem consciência plena de que seu trabalho é servir o povo.
 
"Quero aproveitar a oportunidade e falar para a população de Dom Basílio, que independente das dificuldades, estamos conquistando muitos benefícios, obras e serviços, equipamentos que estão chegando para melhorar a vida das famílias. Estarei sempre de portas abertas para ouvir e servir o povo, nossa administração sempre será transparente e participativa, sou um homem de luta, gosto de estar sempre onde o povo está, e será isso que vamos fazer durante esses quatro anos, " afirmou o gestor.
 
 
De acordo com o assessor de comunicação da prefeitura, Murilo Caires, a nova gestão está engajada em diversos projetos. Destes, alguns já foram liberados e estão em fase de licitação, enquanto outros em fase de conclusão e protocolo, aguardam liberação. Uma luta que se iniciou desde o dia 02 de janeiro e somente estará encerrada no último dia da gestão.
 
Murilo ressaltou, que todos os serviços de atendimento que garantem a segurança na saúde, na educação, no social e infraestrutura, já retornaram à normalidade, incluindo a limpeza urbana, tendo sido retiradas toneladas de lixo e entulho das ruas, operação tapa-buraco devolveu a trafegabilidade nas vias da cidade, recuperação das estradas vicinais e a constante batalha em prol da melhoria no abastecimento de água nos diversos cantos do município, são atividades cotidianas da nova administração.
 
 
O assessor lembrou ainda que, apesar de todo o caos herdado, frota sucateada; grande acumulo de lixo nas ruas; entrada da cidade toda esburacada; estradas vicinais sem as mínimas condições de uso; prédios públicos em estado de abandono e má conservação; crise hídrica, incluindo ineficácia no abastecimento humano, não foram barreiras insuperáveis. Muito trabalho e superação, criatividade e competência fizeram com que Dom Basílio hoje comemore significativos avanços no executivo municipal.
 
Ainda segundo Murilo, o empenho de toda equipe administrativa, renderam bons frutos, promovendo o retorno da normalidade para que se programe melhor daqui em diante as metas de governo. Foi recuperada toda a frota de veículos e máquinas; através de mutirão,  foram retiradas aproximadamente 60 caçambas de lixo e entulhos que se acumulavam nas ruas; recuperação de asfalto na avenida Dr. Marilton Tanajura Matias, que liga a entrada da cidade até a BA 148 e limpeza do acostamento até o bairro Santa Luzia; recuperação das estradas vicinais com máquinas e serviços braçais;  reconstrução do mercado público; construção da brinquedoteca, dentre tantas outras ações que respaldam esses primeiros dias de governo.
 
 
Uma das metas prioritárias do novo prefeito Roberval é a extensão da canalização de água do perímetro irrigado do DNOC'S para as comunidades de Itapicuru, Fazendinha, Passagem, Barrancão, Barriguda, Algodões e Caiçara da Barra, obra pela qual o gestor se empenha juntamente com deputados e demais representantes, para que também esse sonho se torne realidade durante o seu período administrativo.