Aliando tecnologia  e eficiência a Prefeitura Municipal de Rio de Contas, através da Secretaria de Administração em parceria com a empresa Max Net (prestadora de serviços de internet), colocou em funcionamento uma moderna plataforma de videomonitoramento, que passa a contar com equipamentos (Câmeras de alta resolução) espalhadas em pontos estratégicos da cidade, transmitindo imagens em alta definição e em tempo real para uma central de monitoramento, que será operada pela Guarda Municipal, permitindo visualizar diversos ângulos dos espaços públicos.

A preocupação da atual administração em implantar meios comprovadamente eficazes no combate ao vandalismo e coibição da violência, tem recebido elogios da população, que nos tempos atuais, anseia por segurança em tempo integral. O projeto piloto iniciado com 10 câmeras, já se mostra positivo ao interligar através da tecnologia de ponta, informações que são captadas e repassadas para autoridades quando for o caso.

Segundo o Secretário de Administração Átila Ladeia, essa iniciativa já transmite maior segurança aos moradores, que aprovaram a ideia. “Preservada a privacidade dos moradores, as informações e imagens colhidas, tem como objetivo principal a garantia da ordem pública e a colaboração com a segurança das pessoas de bem”. Resumiu.

“Gostaria de parabenizar o prefeito e sua equipe de governo pela iniciativa, oferecendo maior segurança para nossa gente e também aos visitantes que chegam a Rio de Contas. Apesar de sabermos que segurança é responsabilidade do Estado, ele está fazendo a sua parte, colaborando para o conforto e a preservação da paz. Com essas câmeras a comunidade se sentirá mais segura. Como morador, aprovo e reconheço o grande esforço que a prefeitura vem fazendo para ampliar o turismo e reduzir a violência em nossa cidade”, reconhece um morador.

O prefeito Dr. Cristiano Azevedo, que esteve vistoriando os serviços já em funcionamento, disse ter a convicção de que essa é uma ação plausível, já adotada nos grandes centros, que chega para ficar também em Rio de Contas. “Além da vigilância de logradouros e prédios públicos, o sistema oferece suporte na fiscalização do trânsito, inibe certos abusos, além de registrar condutas suspeitas, podendo inclusive colaborar diretamente com a Polícia, numa parceria que certamente reforçará a nossa segurança como um todo”. Declarou animado o gestor.

Dr. Cristiano explicou ainda que “São câmeras de alta resolução, com boa captação noturna, que alcançam até 360 graus. As imagens coloridas são transmitidas para monitores de alta definição à central, onde são monitoradas por uma equipe treinada. As câmeras gravam o cotidiano, sendo que pessoas e veículos suspeitos recebem atenção especial quanto à sua atitude. Além de intimidar ações criminosas, o monitoramento eletrônico servirá de prevenção e proteção da população. “Em Rio de contas, recebemos diariamente turistas de todos os lugares e devemos nos preocupar não somente em receber bem, como oferecer mais segurança, mais proteção. Foi pensando nisso que autorizamos a instalação deste monitoramento eletrônico. Tenho certeza que este suporte tecnológico irá exercer efeito intimidativo sobre aqueles que se inclinam à prática de atos infracionais. Além disso, o sistema de câmeras servirá tanto para prevenção quanto para esclarecimento de acidentes”, salientou o prefeito, acrescentando que as câmaras tendem a coibir ações criminosas, como assaltos e furtos.

Apesar de já existirem alguns sistemas parecidos em algumas cidades de maior porte, Rio de Contas é uma das primeiras a inovar de forma ampla nesse sentido. Talvez a primeira cidade turística da nossa região a inaugurar tal plataforma tecnológica a serviço da segurança.