Na noite do dia 25 de setembro no Salão Nobre da Câmara Municipal de Érico Cardoso, foi realizado o cerimonial de lançamento do Livro do professor e escritor Edvaldo Flores “Importância do Ato de Ler na Vida da Criança”, que contou com a presença de autoridades, convidados ilustres e familiares do autor. Durante a cerimonia, aconteceram pronunciamentos e apresentações culturais que enriqueceram o evento.

Médicos, advogados, servidores do município de Érico Cardoso, estudantes e representantes de diversos setores da sociedade prestigiaram o evento, estiveram compondo a mesa de cerimônia, o professor Euclides Flores, o advogado Dr. Lucas Iago Representante da Faculdade FAINOR, professor Ronaldo Moraes, os ex-prefeitos Dr. Miguel Gomes Tanajura e Dr. João Paulo de Sousa, o professor Fábio Pereira, representando o prefeito Dr. Érico esteve o vice-prefeito do município Antônio Porteirense, também à mesa Carlos Saraiva, Gilberto Azevedo, o presidente da Câmara Municipal Malaquias, além do autor e escritor professor Edvaldo Flores.

Edvaldo da Silva Flores nasceu em Érico Cardoso, no dia 18 de maio de 1979. Formou-se em magistério no ano de 1998. Concluiu o curso de Pedagogia pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia, projeto Uneb/2000) no ano de 2007, ano em que também escreveu e publicou o seu primeiro livro em parceria com Ronaldo Moraes da Silva e Rubens do Carmo de Souza (in memoriam)) Dr. Miguel Gomes Tanajura: Patrimônio de Água Quente. Foi por oito anos Chefe de Departamento de Desporto, Lazer e Turismo na Prefeitura de Érico Cardoso, é músico (baterista e percussionista).  Possui certificação ´do curso de Pro Gestão (Gestão Escolar), pós-graduado em Gestão Educacional – Faculdade Hélio Rocha e, atualmente é Diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Município de Érico Cardoso – BA, bem como estudante de Superior em Tecnologia de Gestão Ambiental Unifacs/Macaúbas.

A obra aborda tema atual e de grande valor, sendo um contributo à educação brasileira, principalmente por enfatizar a importância e necessidade da leitura na infância. A obra do professor Edvaldo foi muito elogiada pelos presentes, inclusive especialistas no campo da educação infantil. O livro traz narrativas de personalidades sobre as diversas formas de alfabetização, exaltando o hábito da leitura no primeiro período da vida humana, histórias instigantes e nostálgicas que induzem à reflexão do leitor, sobre a importância de se cultivar e disseminar a leitura na infância e adolescência.

Em descontraído papo informal, o professor Edvaldo Flores destacou que “a importância da leitura na fase infantil é muito grande, pois ela tem a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Por isso, desenvolver o hábito da leitura desde a infância é fundamental, e a influência de pais e educadores nesse estágio é imprescindível. Segundo Edvaldo, “A leitura é uma das formas de que dispomos para a interação com o ambiente, com o mundo que toma forma diante dos olhos de uma criança. Uma ferramenta eficaz e segura na educação para o mundo em que estamos inseridos, é imprescindível para a formação de bons leitores e de cidadãos mais conscientes e críticos. Lendo a emoção do personagem de uma história, a criança consegue construir pontes para entender as próprias emoções”. Pontuou o escritor.

   

Ao fim do cerimonial, foi servido um coquetel para os convidados, que aproveitaram para adquirirem um exemplar e receberem o autógrafo do autor, que agradeceu de público aos incentivadores de mais esse trabalho, bem como aos colaboradores e entidades que apoiam como a Z&A, Gráfica Impressão, Jornal O Eco e FAINOR.