Vanderlei Cardoso – Prefeito de Tanque Novo demitiu 168

Apesar de alegar outros motivos, demonstrando insensibilidade com as famílias dos servidores, a Prefeitura de Tanque Novo anulou administrativamente o Concurso Público 001/2015, exonerando de uma só vez 168 servidores, o que gerou imediato impacto não somente na continuidade de serviços essenciais, como no seio de familiares e consequentemente na economia do pequeno município de 17 mil habitantes. A publicação oficial foi divulgada na última sexta-feira e tem provocado reações dos moradores.

VEJA VÍDEO REPORTAGEM: 

 

Vale ressaltar que o concurso em questão, já havia sido suspenso anteriormente, tendo a decisão revogada pelo TJ-Ba em dezembro de 2017, que permitiu que os concursados reassumissem suas funções. Em contrariedade a tal decisão, o prefeito de Tanque Novo deu seu parecer administrativo, que de forma autoritária, postura digna da época dos Coronéis, anulou o certame baseando-se num relatório feito por uma comissão criada na atual gestão.

Cartaz  confeccionado pelos pequenos pede o retorno da professora 

Segundo relatos dos servidores que preferem o anonimato temendo represálias, a comissão acima citada foi criada de forma parcial e irregular, sendo que a decisão de tal processo já era prevista por todos. “Desde que reuniu a comissão, as decisões já estavam tomadas, isso ficou evidenciado pela conduta tendenciosa, dado o engajamento político dos seus membros”.  Confessou. As fontes do Jornal O Eco, informaram ainda que “a perícia realizada para embasar a tal decisão, foi contratada sem o devido processo licitatório legal.

Além de uma gestão atrapalhada, que culmina com baixa avaliação popular, ausência de obras e ações prometidas em campanha, a atual gestão patina sem rumo e ao demitir sumariamente, amplia a estagnação financeira. Para comerciantes, empresários e demais empreendedores, esse fato justamente no período que antecede os festejos juninos (maio e junho), fará com que a economia da cidade esteja desaquecida. Todos se mostram preocupados com o impacto que essa decisão poderá gerar na economia local. Assim, um clima de incerteza paira no pequeno município.

Alunos esquecidos no ponto de ônibus

Segundo informações colhidas pelo jornal O Eco, o caos se instalou no município nos setores da educação, ação social, e principalmente no setor de saúde, onde aconteceram mais demissões.  A coisa beira o colapso, há relatos de que, com a confusão provocada pelas demissões, a deficiência nos serviços provocam episódios absurdos, como o fato de alunos serem esquecidos nos pontos de ônibus, diversas aulas vagas, serviços básicos no atendimento de saúde foram suspensos, à exemplo de atendimentos fisioterapêuticos e odontológicos, pré-natal, além de atendimentos essenciais como o SAMU, que exige capacitação técnica específica estão comprometidos.

Unidades de Saúde sem atendimento

Estamos apurando inclusive as informações de que postos de saúde estariam fechados, prejudicando de forma grave comunidades carentes que necessitam dos serviços. Trata-se de uma situação de natureza grave, que merece atenção do Ministério Público.  Há informações de que manifestações estão sendo marcadas no sentido de protestarem contra tal ambiente caótico em que Tanque Novo atravessa.

Os servidores exonerados recorreram na justiça, e aguardam posicionamento das autoridades. Enquanto isso, famílias dos funcionários demitidos, que em sua maioria possuíam essa única fonte de renda, seguem penalizadas, enfrentando dificuldades para se manterem, mesmo após anos de dedicação ao município. Nossa reportagem tentou contato com a assessoria do gestor, porém, até o fechamento dessa matéria, não obtivemos sucesso.

Unidades de Saúde sem atendimento